Ametista do Sul terá 3ª Abertura Oficial da Colheita da Uva

 

Nos últimos anos a fruticultura tem ganhado destaque na região graças também aos investimentos na área de viticultura. Municípios como Ametista do Sul, Planalto, Alpestre e até mesmo Frederico Westphalen conseguem se adiantar na colheita em relação à Serra Gaúcha – grande produtora da fruta –, graças ao microclima da região. Já se tornou habitual ter frutas maduras no fim de novembro e início de dezembro. Essa maturação precoce da uva é um fator importante na hora de o produtor conseguir um preço diferenciado, além da qualidade superior dessas frutas.

Para valorizar essa cadeia produtiva, o município de Ametista do Sul mais uma vez mais contará com a Abertura Oficial da Colheita da Uva, no dia 6 de dezembro, que neste ano chega à terceira edição – promovida pela Emater/RS-Ascar, Secretaria de Agricultura, prefeitura, Coperametista, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e comunidade de Linha Alta.

O evento, como vem ocorrendo nos últimos anos, será realizado na linha Alta, com início às 9 horas. Haverá palestra técnica e uma abordagem da Coperametista em relação à rastreabilidade das frutas, segundo a engenheira-agrônoma Joceane Dal Cero, da Emater/RS-Ascar local. Segundo ela, viticultores de toda a região são convidados a prestigiarem o momento e interagirem com demais profissionais da área.

Expectativa é positiva para mais uma safra


Em Ametista do Sul, segundo a equipe da Emater/RS-Ascar, a expectativa é otimista para mais uma safra de videiras. “Por mais que em algumas propriedades as videiras sofreram com uma geada mais tardia neste ano, esperamos que no geral a produção seja boa. Ainda não temos que citar uma projeção, mas pelo menos se quer manter as 2,4 mil toneladas colhidas na safra passada”, assinala a agrônoma Joceane.

Gracieli Verde/Novo Rural
Ametista do Sul terá 3ª Abertura Oficial da Colheita da Uva Ametista do Sul terá 3ª Abertura Oficial da Colheita da Uva Reviewed by In Foco RS on quinta-feira, novembro 29, 2018 Rating: 5