Início Notícia Voltar

Senado aprova PEC que limita poderes do STF

Foram 52 votos a favor e 18 contra; eram necessários pelo menos 49 votos favoráveis.



22/11/2023 20:25 por In Foco RS

CapaNoticia

Pelo texto, decisões individuais de ministros não poderão suspender, por exemplo, atos dos presidentes da Câmara e do Senado. Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

Banner Topo

 

Nesta quarta-feira, 22, o Senado aprovou, por 52 votos a 18, uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que limita as decisões individuais de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A PEC visa restringir as chamadas decisões monocráticas, que são tomadas temporariamente por ministros até que o tribunal como um todo se pronuncie sobre uma ação específica. As mudanças propostas afetam decisões monocráticas que suspendam leis aprovadas pelo Congresso ou atos dos presidentes da República, da Câmara e do Senado.

A proposta foi impulsionada após o STF se envolver em questões consideradas por alguns parlamentares como competência do Congresso, como a rejeição do marco temporal e a descriminalização do porte de drogas. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, nega que a aprovação da PEC seja uma retaliação, destacando que a intenção é melhorar o processo judiciário.

É importante ressaltar que, por ser uma PEC, o texto ainda precisa passar por mais uma aprovação no Senado e mais duas na Câmara dos Deputados para ser promulgado como emenda constitucional.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.