Início Notícia Voltar

Protesto de garimpeiros mobiliza comunidade em Ametista do Sul

Categoria decidiu pela convocaçJornal O Alto Uruguaião de uma assembleia geral extraordinária para mudar a diretoria da Coogamai



05/04/2024 09:10 por Márcia Sarmento, Jornal O Alto Uruguai

CapaNoticia

Foto: Josias Marques/Portal In Foco RS

Banner Topo

Com apoio das empresas do município, os garimpeiros e proprietários de garimpos da região organizaram um protesto em Ametista do Sul, em frente à sede da Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai), na manhã desta sexta-feira, 5. A classe reivindica que a atual diretoria da entidade renuncie aos cargos e que a condução dos trabalhos para reabertura dos garimpos seja coordenada por técnicos, advogados e profissionais locais. Ninguém que representa a entidade compareceu.

Com os garimpos fechados desde 25 de julho de 2023, em virtude de irregularidades apontadas por órgãos fiscalizadores, como Crea, Fepam, Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho, Agência Nacional de Mineração, Exército, entre outros, os garimpeiros cobram que o problema seja solucionado, pois estão há oito meses sem poder trabalhar e receber seus salários. O prejuízo financeiro para o município, conforme as entidades que representam as empresas, chega a R$ 3 milhões por mês.

Coogamai

A Coogamai, logo após o fechamento das minas, passou por um processo de renúncia do presidente que estava à frente da entidade, Isaldir Sganzerla, quando assumiu a função Ico Zatti. Desde então, a Garibaldi Advocacia Especializada tem coordenado todo o trabalho para cumprimento das exigências legais destes órgãos. Conforme nota divulgada pela assessoria jurídica, com exceção de requisitos ainda apontados pelo Ministério Público do Trabalho, ligados à segurança dos trabalhadores, já foram cumpridas e a regularização do que falta ainda está em andamento.

– Muitas famílias foram embora. Estamos sobrevivendo com o apoio da prefeitura, doações, ‘bicos’ e cestas básicas. Sabemos que o auditor do Ministério Público do Trabalho solicitou documentos que não foram mandados. Desde o começo, o Executivo tentou auxiliar disponibilizando profissionais à cooperativa para responderem pelas questões legais e a ajuda não foi aceita pela diretoria – destacou o representante dos garimpeiros, Alberto de Souza.

Confira as entrevistas aqui

Durante o ato desta sexta-feira, 5, com votação realizada em frente à Coogamai, os garimpeiros decidiram pela convocação de uma assembleia geral extraordinária, com o objetivo de promover a troca da diretoria da entidade. A data ainda será divulgada. Autoridades do município, como o prefeito Jardir Kovaleski, vereadores do município, a presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária (Acias), Edineia da Costa da Silva e outros integrantes da entidade compareceram ao ato para prestar apoio às reivindicações dos trabalhadores e proprietários de garimpos. 
 


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.