Comitê reforça rede de apoio para avaliar necessidades de imigrantes

 

A Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH) reuniu, nesta quinta-feira (4), representantes governamentais e da sociedade civil para avaliar a situação dos imigrantes no Rio Grande do Sul. O  Comitê Estadual de Atenção aos Imigrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas do Tráfico de Pessoas (Comirat) auxilia os municípios que vão abrigar estrangeiros por meio da rede de atendimento integrada.

Entre as demandas discutidas, estão o ensino da língua portuguesa, a revitalização dos diplomas, a capacitação profissional e o acesso à moradia. Representantes de haitianos pediram que o grupo avalie a possibilidade de encaminhamento às autoridades de direito a cidadania para os que já estão inseridos no mercado de trabalho formal. 

Os integrantes do comitê se reúnem de 15 em 15 dias e no próximo encontro, marcado para 18 de outubro (quinta), cada entidade ficou encarregada de elencar as demandas prioritárias para criar um cronograma de ações. conforme as necessidades mais urgentes.

*Ascom SDTJDH
Comitê reforça rede de apoio para avaliar necessidades de imigrantes Comitê reforça rede de apoio para avaliar necessidades de imigrantes Reviewed by In Foco RS on quinta-feira, outubro 04, 2018 Rating: 5