Banrisul completa 90 anos com homenagens a funcionários e clientes

 
Governador José Ivo Sartori prestigiou o evento de aniversário do banco nesta quarta-feira - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
Há exatos noventa anos, nascia o Banrisul – Banco do Estado do Rio Grande do Sul. A fundação aconteceu no dia 12 de setembro de 1928 e foi comemorada nesta quarta-feira (12), na sede central do banco, em Porto Alegre. Entre os convidados, estava a dona Elvira Sobral, que abriu a conta em 1958. "Eu me considero uma das fundadoras! Eu era jovem! Hoje eu tenho 99 anos, um pouquinho mais que o banco. Sempre foi um privilégio ser cliente", contou.

O governador José Ivo Sartori participou da solenidade e destacou a importância de quem fez e faz a história da instituição: "Quero saudar a todas e todos. O presidente, os diretores, funcionários, estagiários, colaboradores e clientes. É um banco que faz parte da vida das gaúchas e dos gaúchos e que sempre esteve presente no campo e na cidade. Um banco que sempre atuou para fortalecer o comércio, a indústria e a agricultura, financiar a construção civil e o agronegócio, apoiar empresas e municípios, tanto grandes quanto pequenos. Mais uma vez, reafirmo a minha convicção de que fiz a escolha certa quando formei uma equipe técnica para comandar o banco público do Rio Grande. Afinal, quanto mais eficiente ele for, melhor para a economia do Estado".

O presidente do Banrisul, Luiz Gonzaga Mota, disse que o segredo para chegar aos 90 anos é olhar para o futuro, sem esquecer a tradição. "É uma renovação diária. Passamos por desafios, enfrentamos crises econômicas mundiais e nacionais, mas sempre procuramos dar a volta por cima. Sempre nos reinventando, criando novos produtos e serviços, abrindo novos mercados, apostando em tecnologia. E tudo isso muito enraizado num mercado que a gente domina e conhece, que são as nossas raízes aqui do Rio Grande do Sul. Somos um banco regional, mas temos uma grande presença nacional também. O caminho é estar à frente das inovações e valorizar nossos funcionários e clientes. São dois investimentos: em tecnologia e nas pessoas", comentou.

Atualmente, o Banrisul tem 516 agências no Brasil e uma em Miami, nos Estados Unidos. São mais de 4 milhões de clientes, 10.705 funcionários, 1.500 estagiários e 2 mil funcionários de terceirizadas. No ano passado, o banco alcançou o melhor resultado de sua história, com lucro líquido de R$ 1,05 bilhão. O desempenho vem se repetindo em 2018, marcado pelo recorde de R$ 505,9 milhões no primeiro semestre.

História

Foi o presidente da República à época, Washington Luiz, que assinou decreto federal, em 28 de agosto de 1928, autorizando o funcionamento do Banco do Rio Grande do Sul – sua primeira denominação. Decreto estadual de 6 de setembro do mesmo ano, assinado pelo então presidente gaúcho, Getúlio Vargas, chancelou os estatutos. O início das operações, seis dias depois, deu-se em salas cedidas pelo Tesouro do Estado, junto à Secretaria Estadual da Fazenda, na Praça Marechal Deodoro, em prédio idêntico ao do Theatro São Pedro e onde, atualmente, existe o edifício do Tribunal de Justiça. O secretário Firmino Paim Filho foi o primeiro presidente do banco. De imediato, foram instaladas agências em Pelotas, Bagé, Rio Grande, Caxias do Sul e Novo Hamburgo.

O Banrisul testemunhou, nessas nove décadas, uma série de acontecimentos históricos, como a crise mundial de 1929, a Segunda Guerra Mundial, diversos planos econômicos e oito mudanças de moeda circulante no Brasil. O pioneirismo tecnológico, que marca o Banrisul como a organização a ter o primeiro computador implantado no Rio Grande do Sul, vem tendo sequência desde então, especialmente neste novo milênio – também marcado pela abertura de capital (2007), a expansão dos negócios e os desempenhos recordes. Nessa trajetória, o Banrisul se mantém como uma das maiores organizações do estado em número de colaboradores.

Nesses 90 anos, o banco teve 22 mandatos presidenciais e 17 presidentes – com cinco deles ocupando o cargo por duas vezes. O atual presidente, Luiz Gonzaga Veras Mota, empossado em 16 de abril de 2015, é o primeiro empregado de carreira do banco a assumir a presidência, à frente de uma diretoria igualmente técnica e predominantemente originária dos quadros internos.

*Vanessa Felippe/Secom
Banrisul completa 90 anos com homenagens a funcionários e clientes Banrisul completa 90 anos com homenagens a funcionários e clientes Reviewed by In Foco RS on quarta-feira, setembro 12, 2018 Rating: 5