Inaugurado nesta sexta viaduto que facilita o trânsito na Região do Vale do Rio Pardo

 
Obra é importante para a região, que há muito esperava por ela - Foto: Dani Barcellos/Palácio Piratini
Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (15) o anel viário do viaduto Fritz e Frida e a duplicação da travessia urbana no acesso de Santa Cruz do Sul, obra há muito aguardada pela comunidade do Vale do Rio Pardo. O governador José Ivo Sartori entregou a estrutura viária, que está situada no trecho do quilômetro 100 da rodovia RSC-287. A obra de concreto de 60 metros de comprimento e 20 metros de largura, com pista dupla e acostamento, facilita a interligação com os municípios da região e elimina o ciclo constante de congestionamentos no local. O cu
sto total do empreendimento foi na ordem de R$ 27,5 milhões. O tráfego na área já está liberado.

Sob a estrutura, há uma rótula que permite retorno e acesso a Santa Cruz. O vão sob o viaduto tem 5,5m, atendendo ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Há passagem de pedestres com faixa de segurança sob o viaduto.

Estudo que data de 2014, quando ainda não havia iniciado a construção, apontava que aproximadamente 90% dos veículos que cruzam o trecho seguiam em direção a outras cidades ou utilizavam outros acessos, o que evitaria o tráfego pesado nas alças laterais do viaduto.  Mesmo antes da inauguração, a parte estrutural foi concluída, em dia 28 de abril deste ano, liberando o acesso aos condutores. A construção do viaduto Fritz e Frida se iniciou em dezembro de 2014.

Outro ponto importante da obra é que no entorno do viaduto, a duplicação e o recapeamento da rodovia também ganharam agilidade. O que acelerou a conclusão da duplicação de 4,2 Km entre Linha Pinheiral, no Km 97,7, até a interseção de acesso Avenida Melvin Jones, no km 102, que são dois pontos de retorno (um no km 100 e outro no 100,5). Também foi construído um sistema de drenagem para evitar acúmulo de água ao longo da via, assim como sinalização horizontal e vertical.

O governador Sartori destacou que o Estado foi além de sua capacidade de investimento para concluir o viaduto, com recursos oriundos da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e com o envolvimento da comunidade local. "Mais que o viaduto e o acesso viário, é importante ressaltar a duplicação da rodovia em cerca de 4 quilômetros e a recuperação do restante da estrada", afirmou.

A travessia urbana é uma conquista histórica para a comunidade local, pois facilita a mobilidade e trafegabilidade, afirmou o prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst. "O importante é que o viaduto foi iniciado e concluído ainda na gestão deste governo", ressaltou.

Anteriornente, a travessia neste trecho chegava a congestionar o tráfego por até 45 minutos, mas com a nova infraestrutura, o fluxo leva menos de 1 minuto, destacou o presidente da EGR, Nelson Lídio Nunes. "Além de gerarmos mais de 100 empregos diretos, também recolhemos receita de impostos para a prefeitura municipal", disse.


O cronograma da obra precisou ser readequado em razão de fatores como o processo de recuperação judicial pelo consórcio que construiu o viaduto. O projeto original e a liberação de licença ambiental para o acesso também modificaram os prazos. A licitação ocorreu em outubro de 2014.

Tramita na Assembleia Legislativa o projeto de lei 35-2018 de autoria da deputada estadual Silvana Covatti com a emenda que nomeia Viaduto Deputado Silverius Kist, por sugestão que partiu da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. Ao término da agenda oficial em Santa Cruz do Sul, o governador e demais autoridades visitaram a comunidade da Escola Estadual Prof. Affonso P. Rabuske, do bairro Linha Santa Cruz.

Rodrigo Vizzotto
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