Grêmio joga melhor, goleia Inter e fica muito perto da semi

 
Foto: Correio do Povo
Tricolor resistiu à pressão colorada no começo para dominar a partida e vencer por 3 a 0 na Arena

A Arena recebeu na tarde deste domingo o clássico Gre-Nal 414, válido pela primeira partida das quartas de final do Campeonato Gaúcho. E fez bonito diante dos mais de 44 mil torcedores presentes no estádio, dando show e vencendo o co-irmão pelo placar de 3 a 0, com gols de Everton, Jael e Arthur.

Como no último duelo, o Grêmio iniciou bem, buscando atacar logo nos primeiros segundos do jogo, com uma boa troca de passes. Ramiro acionou Everton que encontrou Maicon -  o volante mandou de primeira, mas acertou a marcação de Rodrigo Moledo.

Os visitantes, por sua vez, logo responderam em uma cobrança de falta da esquerda, onde D'Alessandro cruzou para Rodrigo Dourado invadir a área e mandar de cabeça, obrigando uma difícil defesa - à queima roupa - de Marcelo Grohe, aos 3 minutos. 

Já o Tricolor insistiu no ataque. Teve uma boa chance em contra-ataque aos 7', quando Jael foi acionado na esquerda, carregou e abriu para Everton. O camisa 11 puxou para o meio e finalizou, mas por sobre o gol defendido por Marcelo Lomba.

Outra oportunidade gremista veio minutos depois, com um bom lançamento de Ramiro para Jael, na entrada da área, mas o arqueiro adversário saiu para fazer nova defesa. Em contrapartida, o Internacional teve um escanteio a seu favor. D'Alessandro mandou no interior da grande área, mas  houve uma falta de ataque cometida pelo time visitante.

O Grêmio tentou criar as iniciativas na primeira etapa, ameaçando por diversas vezes, mas o Inter conseguiu segurar bem a marcação. Aos 17 minutos, Léo Moura recebeu na direita, foi ao fundo do campo e fez um bom cruzamento na pequena área. Jael chegou para a finalização, mas bem marcado, o chute saiu fraco, para a defesa de Lomba.

A equipe do Menino Deus teve uma grande oportunidade aos 22', quando Edenílson cruzou na cabeça de Patrick, que mandou no ângulo da meta defendida por Marcelo Grohe. O arqueiro gremista operou um milagre, mandando para escanteio.

Mas o Tricolor deu uma boa resposta, imprimindo no jogo a sua principal característica - a troca de passes - depois de rodar a bola pelo centro do gramado, ela chegou a Luan, que mandou uma bomba, tirando tinta da trave.

Com 32 minutos de bola rolando, o Grêmio teve uma falta na intermediária de ataque, onde Luan levantou no segundo poste para Jael mandar de cabeça. A bola quicou no gramado, mas Lomba segurou, impedindo o gol gremista.

Os adversários ainda tentaram chegar com Nico López pela esquerda nos minutos finais do primeiro tempo, mas a marcação segurou e Marcelo Grohe completou com a defesa. 

E foi no toque de bola, já nos acréscimos, aos 48', que o marcador foi aberto na Arena. Em grande e linda jogada coletiva, no toque de bola, o Grêmio chegou ao primeiro gol no clássico. Trocou passes dentro da área, bagunçando a defesa colorada - Luan encontrou Ramiro dentro da área, o volante cruzou para Everton, que chutou. Marcelo Lomba tentou cortar com o pé, mas só ajudou a estufar ainda mais as redes.

A postura gremista no segundo tempo foi ofensiva, novamente iniciando a partida pressionando. Além de boas trocas de passes, o Grêmio arriscou mais chutes de longa distância, exemplo disso foi Ramiro, que mandou uma bomba da intermediária de ataque, mas foi para fora. 

Aos 8 minutos, depois de uma cobrança de escanteio, a bola chegou a Jael, que chutou, mas carimbou a marcação colorada.

O início da etapa complementar foi de superioridade do Tricolor, que teve várias sequências de escanteio. Em uma delas, Luan cobrou na cabeça de Geromel, que mandou com muito perigo, obrigando Lomba a grande defesa.

Aos 12 minutos, o técnico Renato Portaluppi promoveu sua primeira alteração, colocando Arthur no lugar de Maicon. E logo em seguida, em cobrança de falta da intermediária, o Grêmio ampliou o placar. Jael, de perna direita, colocou na gaveta da meta defendida por Marcelo Lomba. Baita gol, aos 18 minutos.

A segunda alteração gremista foi providenciada aos 29', com Alisson no lugar de Everton. E o jogo seguiu melhor para o lado azul, mesmo assim, o Internacional buscou reação, chegando por algumas vezes também ao campo de defesa gremista, mas a marcação segurou bem.

Mas quem mandou no jogo foi o Grêmio, tanto que chegou ao terceiro gol aos 32 minutos. E ele saiu dos pés do Rei Arthur. O volante recebeu um lançamento e saiu em disparada, perseguido por Moledo. Mas a marcação não foi suficiente. Arthur chutou por baixo de Lomba, mandando para o fundo das redes.

Os visitantes ainda tentaram aos 36 minutos. mas Grohe fechou o gol. O lance se desenhou com Dourado, que recebeu dentro da pequena área e concluiu a gol, mas o goleiro tricolor fez uma baita defesa.

Renato fez sua última alteração, colocando Michel na posição de Léo Moura na reta final da partida, aos 37'.

O Inter tentou diminuir o marcador com uma cobrança de falta feita por D'Alessandro, mas o meia mandou direto na barreira, facilitando o corte de Kannemann.

Com o resultado do jogo de ida da fase das quartas de final do Gauchão, o Tricolor tem boa vantagem para a segunda partida, que ocorre nesta quarta-feira, 23, no estádio Beira-Rio, às 21h45.

* A arbitragem do jogo foi comandada por Anderson Daronco, auxiliado por José Eduardo Calza e Tiago Augusto Kappes Diel.

Grêmio FBPA
Grêmio joga melhor, goleia Inter e fica muito perto da semi Grêmio joga melhor, goleia Inter e fica muito perto da semi Reviewed by In Foco RS on domingo, março 18, 2018 Rating: 5