URI FW inicia processo de demissões no campus

 

A URI-FW está em processo de readequação do quadro de colaboradores. A medida ocorre para ajustar o orçamento em razão do atual cenário econômico, prevendo cortes nas despesas, segundo informações, na casa dos 30%. Estima-se que pouco mais de 40 pessoas sejam demitidas nesta semana. A instituição, porém, não confirmou o número de servidores desligados.

O que diz o Sinpro-RS


De acordo com Amarildo Cenci, diretor do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS), foi feita uma reunião na semana passada para tratar das decisões da URI-FW. “Lamentavelmente, a instituição demorou demais para fazer os cortes, pois ela mesma já sofria com a entrada de recursos”, explicou.

O sindicato avaliou os dados apresentados pela URI e, naquela ocasião, fez algumas solicitações como o pagamento integral dos direitos trabalhistas e a possibilidade de mediar algumas negociações em compensações, como as bolsas de estudo para filhos e dependentes e plano de saúde dos colaboradores. Também pediu que não haja mais demissões em 2018. No ano passado, conforme o Sinpro-RS, só dois docentes foram demitidos.

Foi acordado que no fim de fevereiro acontece uma nova reunião com os professores para discutir o quadro e como ficou o trabalho com as mudanças. “Já que a universidade alega uma crise financeira, indicamos uma redução das gratificações. Isto para que não existam mais demissões”, finalizou Cenci.

Instituição divulga Carta Aberta 


A URI divulgou em seu site uma carta aberta à comunidade acadêmica. Segue o texto:

"Ao longo de nossa história como Universidade Comunitária, buscamos vivenciar nossa missão de forma ávida. Durante esses 26 anos, formamos pessoal ético e competente, inserido na comunidade regional, capaz de construir conhecimento, promover a cultura e o intercâmbio.

Enfrentamos o desafio de nos reinventar enquanto instituição diariamente. A sustentabilidade de uma Universidade Comunitária nos convoca a pensar a projeção de todos os nossos cursos de Graduação e Pós-Graduação para antever o futuro e buscar novos cenários que permitem a aplicação da nossa ciência.

Assim, para continuar seguindo nossa missão, alinhada com os valores de corresponsabilidade, formação e desenvolvimento humano competente, estamos vivendo um momento de readequação de nossas atividades.

Uma análise acadêmico-administrativa requer trabalho atento, dedicado e envolvido com o nosso compromisso de manter nossa Universidade. Por isso, reafirmamos nossos respeito e gratidão aos professores e técnico-administrativos e de apoio que cumpriram o ciclo em nossa Instituição Acadêmica. 

Essa reconfiguração, vivenciada pela URI, se faz importante para imprimir novos eixos formativos para uma experiência acadêmica diferenciada. Reconfigurar é preciso, porque assim como na vida pessoal, a única certeza que temos é de que é necessário refazer-mo-nos para continuar crescendo e desafiando-nos ao novo.

Aos nossos alunos, professores e técnico-administrativos, agradecemos a confiança e o respeito. São vocês que constroem esta Universidade plural, transformadora e comunitária. É através de cada um de vocês que a URI/FW vai seguir mudando vidas através do conhecimento."

URI FW inicia processo de demissões no campus URI FW inicia processo de demissões no campus Reviewed by In Foco RS on segunda-feira, janeiro 08, 2018 Rating: 5