Campanha promove combate à homofobia no País

Arquivo/Agência Brasil
Para combater o preconceito contra a comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) no País, o Ministério dos Direitos Humanos lançou a campanha "Respeite as diferenças". A ministra da pasta, Luislinda Valois, afirmou que a ação pretende assegurar direitos aos LGBTs.

A ideia é deixar o preconceito de lado por meio da informação. A ação da pasta esclarece que orientação sexual está relacionada à afetividade; ou seja, refere-se a com quem cada um prefere se relacionar. Nesse sentido, as peças da campanha reforçam que essa característica não interfere nas capacidades e habilidades dessas pessoas.

"Eu ainda quero muito mais para eles. Eles precisam usar o nome social que lhes agrada. Nós não temos nada a ver com a sexualidade das pessoas. Nós não pagamos as contas delas. Já que temos essas políticas públicas para todos os cidadãos brasileiros, por que não levamos a eles também?", ponderou a ministra, em entrevista ao Portal Brasil.

Pelas peças, a campanha esclarece, por exemplo, o que é identidade de gênero – a forma como a pessoa se reconhece dentro dos feminino e masculino. Também explica o que é orientação sexual e mostra a definição de LGBTfobia, o preconceito em virtude pela forma que a pessoa se vê e com quem ela se relaciona.

"Eu entendo há muito que temos que acolher este povo. Para mim, tudo que existe no mundo, inclusive as pessoas, tem que ter o nosso respeito", destacou a ministra. Ela defendeu que a diversidade sexual deve ser naturalizada.

Crimes


Isso porque a identificação enquanto LGBT, segundo o ministério, ainda é uma realidade de risco de violação de direitos no País. De acordo com dados da SDH, no ano passado 1.876 crimes foram motivados por homofobia. 

As denúncias de ocorrências de violência contra a comunidade LGBT são recebidas pelo Disque Direitos Humanos, o Disque 100. Depois de recebida a denúncia anônima, uma equipe recebe e analisa a situação, interpreta a legislação federal para cada caso e encaminha para os serviços de atendimento nas redes estaduais, municipais e federais.

Portal Brasil, com informações do Ministério dos Direitos Humanos
Campanha promove combate à homofobia no País Campanha promove combate à homofobia no País Reviewed by In Foco RS on segunda-feira, julho 10, 2017 Rating: 5