2º GABM de FW flagra desmatamento irregular

 

O 2º Grupo Ambiental da Brigada Militar (2º GABM) de Frederico Westphalen flagrou dois casos de desmatamento irregular em dois municípios da região na semana passada. O primeiro caso foi registrado no dia 8 deste mês, em Rodeio Bonito, onde cerca de quatro mil metros quadrados de vegetação nativa foram desmatados sem autorização ambiental. Nesse caso, a supressão da mata ocorreu por terceiros, já que o proprietário da área não reside na região.

O segundo flagrante de desmatamento ilegal aconteceu no sábado passado, 12, no município de Dois Irmãos das Missões. No fato, os policiais ambientais registraram a derrubada de 3,5 mil metros quadrados de mata nativa. No flagrante, o 2º GABM também constatou que a madeira estava sendo enterrada em valas para tentar evitar o flagrante da atividade ilegal. Em ambos os casos, os policiais confeccionaram termos circunstanciados e lavraram os flagrantes.

Além disso, os policiais ambientais também encontraram no pátio de uma serraria de Erval Seco no dia 7 de maio, pouco mais de três metros cúbicos de madeira nativa das espécies Timbó e Canela Preta. O material não possuía documentação de origem e a serraria estava sem a licença ambiental de operação.

Descarte irregular de suínos é localizado

Os policiais ambientais do 2º GABM também localizaram no dia 11 deste mês, no município de Cristal do Sul, o descarte irregular de carcaças de porcas matrizes. Ao todo, 12 suínos mortos e em decomposição foram encontrados em um matagal próximo a um curso hídrico. Inclusive, a pocilga próxima de onde as carcaças foram localizadas estava com vazamento de dejetos, contaminando o solo. No caso, foi confeccionado boletim de ocorrência e informadas as autoridades competentes. Essa ação integrou a Operação Tiradentes 2, que mobilizou todos os órgãos policiais de todo o país no fim de semana passado.

Adriano Dal Chiavon/AU



2º GABM de FW flagra desmatamento irregular  2º GABM de FW flagra desmatamento irregular Reviewed by In Foco RS on sexta-feira, maio 18, 2018 Rating: 5