Início Notícia Voltar

Creluz integra projeto de proteção climática entre Brasil e Alemanha Repórter Creluz Ed. 28/02/2020

além da produção de outros alimentos de forma sustentável, através do sistema agroflorestal.



03/03/2020 17:20 por Edevaldo Stacke/Ascom Creluz

CapaNoticia
Banner Topo

Há mais de cinco anos o Grupo Creluz é parceiro de um projeto de proteção climática inovador com dimensões internacionais entre Brasil e Alemanha, que busca resgatar a produção da erva-mate de forma orgânica e artesanal, além da produção de outros alimentos de forma sustentável, através do sistema agroflorestal.

Na última semana o empresário alemão Stefan Voelkel esteve na região, conhecendo mais sobre o projeto, visitando uma propriedade rural em São Martinho onde foram plantadas centenas de mudas de árvores nativas produzidas no Horto Florestal da Creluz, localizado na Linha Três, interior de Pinhal.

Fabrício do Canto da Meta Mate, empresa que faz uma espécie de intercâmbio entre Brasil e Alemanha, destaca a importância do apoio da Creluz que através da sua direção, apostou e acreditou no projeto desde o inicio aqui no Brasil, fornecendo uma grande biodiversidade em mudas de árvores nativas e de erva-mate para o plantio em São Martinho e também na propriedade da família Ghem no interior de Seberi.

Em Seberi, a Família Ghem é a primeira do Brasil a produzir erva-mate artesanal no método barbaquá, com alvará sanitário e com exportação para a Alemanha onde a empresa Voelkel produz sucos e refrigerantes orgânicos utilizando a erva-mate como matéria prima. Além do fornecimento de mudas para implantação do sistema de agroflorestal, a Creluz apoiou a família Ghem levando energia trifásica e proporcionando melhores condições para a produção.

Stefan destaca que a empresa da família produz sucos e refrigerantes orgânicos há mais de 100 anos, passando por várias gerações, sempre procurando conhecer a origem da matéria prima, com o objetivo também de incentivar os produtores oferecendo melhores condições de produção. O empresário elogiou a postura do Grupo Creluz e a sua preocupação com a preservação da natureza.

O presidente da Cooperativa, Elemar Battisti, lembra que a sustentabilidade é uma marca da Cooperativa que aposta na geração limpa de energia e apoia inúmeros projetos e iniciativas de proteção ambiental, até mesmo fora de sua área de atuação, principalmente através da produção de mudas de forma orgânica em seu Horto Florestal.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.