Início Notícia Voltar

COOGAMAI divulga nota de esclarecimento sobre acidente em garimpo irregular

Garimpo em questão não pertence a área de atuação da COOGAMAI



29/08/2023 12:33 por In Foco RS

CapaNoticia
Banner Topo

A COOGAMAI foi informada no dia de ontem (28/08), quanto a um acidente ocorrido em um garimpo na cidade de Frederico Westphalen, que estaria trabalhando de maneira ilegal, tirando a vida de um trabalhador. Lamentamos pelo ocorrido, e, esclarecemos, que o garimpo em questão não pertence a área de atuação da COOGAMAI, não pertencendo as PLG (Permissões de Lavra Garimpeiras), registradas na ANM (Agencia Nacional de Mineração).
A entidade reitera que continua sua missão contra a atuação de garimpo ilegal, buscando a regularização e adequação conforme orientações dos órgãos competentes, para que a Lavra de seus associados se torne cada vez mais segura atendendo as boas práticas da atividade minerária, bem como, a legislação vigente.
Informamos também, que todas as atividades minerarias dentro das áreas da COOGAMAI, continuam paralisadas até a completa regularização junto aos órgãos competentes.
A entidade segue atuando para garantir segurança e orientação aos seus associados.

POLÍCIA CIVIL
DELEGACIA DE POLÍCIA DE FREDERICO WESTPHALEN

No final da tarde de ontem a Polícia Civil foi acionada após um homem de 50 anos ter dado entrada na UPA de Frederico Westphalen já sem vida, vítima de uma explosão. A Polícia Civil apurou preliminarmente que o homem era garimpeiro e que sofreu o acidente ao fazer uma detonação com a utilização de explosivos, numa mina localizada na Linha São Francisco, interior, Frederico Westphalen-RS. De imediato o corpo da vítima foi encaminhado para necropsia e o local foi isolado para perícia. Foi instaurado Inquérito Policial para apurar as causas da morte e eventuais responsáveis. Na tarde de hoje será realizada uma perícia de local de crime, após uma varredura de segurança. Todos os órgãos de fiscalização foram comunicados. A princípio o local não possuía autorização para funcionar, sendo um garimpo irregular, o que será plenamente apurado ao longo da instrução investigatória.

JACSON OILIAM BONI,
Delegado de Polícia.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.