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Aluno de escola da 20ª CRE conquista medalha de ouro nas Olimpíadas de Matemática

A entrega oficial das medalhas aconteceu em uma cerimônia realizada na na tarde de segunda-feira, 5 de junho, na cidade de Florianópolis



15/06/2023 17:25 por Ascom 20ª CRE

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Fotos: Arquivo pessoal

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O voo para a medalha de ouro. O estudante Vitor Kauê Lazaroto, de 17 anos, do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica José Cañellas, de Pinheirinho do Vale, conquistou a medalha de ouro na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2022. A entrega oficial das medalhas aconteceu em uma cerimônia realizada na na tarde de segunda-feira, 5 de junho, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.

Vitor é considerado um prodígio quando se trata de números, já tendo conquistado outra medalha de ouro na OBMEP 2021. A conquista é tão importante para a educação que Vitor e
outros medalhistas foram homenageados com uma salva de palmas durante o voo para Florianópolis na noite de domingo, 4 de junho.
O estudante destacou a importância da conquista e detalhou o sentimento durante a cerimônia de entrega da medalha. “A sensação de estar na cerimônia é uma das mais incríveis
do mundo, você se sente prestigiado e valorizado pelo seu esforço. Foram dias estudando para no fim receber a tão sonhada recompensa”, pontuou.
O estudante foi o único medalhista de ouro na edição de 2022 da Olimpíada em toda a 20ª Coordenadoria Regional de Educação.


Apoio da comunidade escolar


A diretora do educandário, Laerte Roselma Krug dos Santos, contou que Vitor sempre incentivava a todos. Além disso, a diretora lembrou que o reconhecimento se deve ao
comprometimento de toda a comunidade escolar, que sempre buscam a construção do desenvolvimento das habilidades humanas e intelectuais dos alunos da escola.
“Com muito orgulho destaco este momento único e representativo para a nossa escola, a conquista por dois anos consecutivos da medalha de ouro pelo aluno Vitor nas Olimpíadas de Matemática. Nossos méritos, em especial, ao Vitor pela dedicação e desempenho. Com certeza, és merecedor desta premiação”, destacou.
O pai e também professor de matemática de Vitor, Vanderlei Lazaroto, falou sobre a importância do prêmio para o filho e sobre a caminhada até aqui.


“Como pai, eu daria todas as qualidades para o Vitor. Como professor, eu digo que ele é um aluno que foi evoluindo aos poucos com sua dedicação. Ele já foi medalhista de bronze, de prata e agora, pela segunda vez consecutiva, é medalhista de ouro. Ele é um aluno muito dedicado, que vai em busca dos seus objetivos e estuda para valer. A nossa biblioteca em casa, por exemplo, é cheia de rascunhos e anotações dele. Ele merece muito essa conquista, estamos orgulhosos”, conta.
Os elogios também são compartilhados pela professora Rejane Hickmann Berghahn. “Victor é um aluno dedicado, muito esforçado, que sempre busca se desafiar, é compreensivo e
prestativo. Tenho muita admiração pela sua capacidade de resolver as atividades e seu raciocínio lógico. Como professora, me sinto muito feliz e honrada por suas conquistas nas
olimpíadas e também por saber que fiz parte delas”, ressalta.
A 20ª Coordenadoria Regional de Educação, através de sua coordenadora, Jogelci do Carmo, parabeniza Vitor, seus professores e todos os profissionais da Escola Estadual José Cañellas pela conquista. Os resultados na olimpíada comprovam a excelência do ensino e aprendizagem nas escolas da rede estadual de ensino.

Sobre a OBMEP


A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de
Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência,
Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.
A olimpíada é dividida por grau de escolaridade, sendo nível 1 alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental; nível 2 do 8º e 9º ano e nível 3 do Ensino Médio. A avaliação ocorre em duas fases, a primeira é uma prova com questões de múltipla escolha e a segunda é uma prova de questões discursivas.
O objetivo é incentivar as escolas a contribuírem para a melhoria da qualidade da educação básica e os jovens talentosos a ingressar em universidades nas áreas científicas e tecnológicas.


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