Início Notícia Voltar

Instalada a Frente Parlamentar do Fomento ao Turismo

O propósito de divulgar ainda mais as potencialidades turísticas de cada região



19/04/2023 22:40 por Agência de Notícias ALRS

CapaNoticia

Foto: Paulo Garcia | Agência ALRS

Banner Topo

Em ato realizado no início da tarde desta quarta-feira (19), no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha, foi instalada na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar do Fomento ao Turismo, iniciativa da deputada Silvana Covatti (PP). A solenidade foi presidida pelo presidente Vilmar Zanchin (MDB).

Em seu pronunciamento, a parlamentar lembrou que o segmento foi um dos mais afetados pela pandemia do Covid 19, mas observou, entretanto, que é aquele que mais rapidamente está se recuperando. "As restrições sanitárias impostas no período nos fizeram despertar para as belezas naturais que temos aqui. Possuímos diversos destinos fantásticos a serem explorados e expostos ao país e ao mundo. Por isso propus a criação da Frente Parlamentar", disse.

Conforme a deputada, é preciso ampliar o debate sobre o tema no parlamento com o propósito de divulgar ainda mais as potencialidades turísticas de cada região, promovendo a economia local e regional.

Na sequência de sua manifestação, Silvana Covatti citou que um levantamento realizado pela Confederação  Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo aponta que o turismo tem impulsionado a geração de empregos no RS e no país. "Dos 20 municípios que tiveram a maior taxa de expansão do mercado de trabalho formal, dez têm o setor como uma das principais atividades econômicas", assinalou. Ela destacou que no Brasil, o turismo emprega 7 milhões de pessoas e responde por 8,1% do PIB nacional, enquanto que no RS, o segmento representa 4% do PIB estadual e existem 73 mil empresas ligadas ao setor abertas recentemente. "Podemos chegar a 8% do PIB ainda nesta administração", previu.

A deputada conclamou aos integrantes da Assembleia Legislativa a reforçar a luta por investimentos para as 27 rotas turísticas existentes no estado. "Para desenvolver o turismo é preciso investir em infraestrutura, tecnologia, segurança, saúde e inovação", indicou. Silvana citou o exemplo do município de Gramado, onde o turismo gera 1,5 bilhões de reais para a economia local e recebe anualmente mais de 5 milhões de pessoas.  

Em sua fala, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin, assegurou que o salão Júlio de Castilhos nunca esteve tão lotado na instalação de uma frente parlamentar. "Essa é a demonstração do que o assunto mexe com as pessoas e também demonstra, de forma inequívoca, a legitimidade de seu mandato", afirmou dirigindo-se à deputada Silvana.

Também se manifestaram na ocasião o secretário chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Artur Lemos; o secretário estadual do Turismo, Vilson Covatti; o prefeito de Ametista do Sul, Jadir Kovaleski, representando os prefeitos municipais e a empresária Marta Rossi, representando a Trade do Turismo.

Participaram da solenidade os deputados Joel Wilhelm (PP), Adolfo Brito (PP), Issur Koch (PP), Frederico Antunes (PP), Edivilson Brum (MDB) e Professor Bonatto (PSDB); o secretário estadual de Inovação, Rafhael Ayub, o deputado emérito e presidente estadual do PP, Celso Bernardi; prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, diretores e representantes do segmento do Turismo. 


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.