Início Notícia Voltar

Produção industrial e emprego apresentam queda em dezembro, aponta Sondagem Industrial

A Sondagem Industrial da CNI revela que o índice de evolução da produção ficou em 42,8 pontos. Já o número de evolução de empregados foi de 46,9 pontos



31/01/2023 18:19 por Brasil 61

CapaNoticia

Foto: Vespaburoks por Pixabay

Banner Topo

De acordo com dados da pesquisa Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), tanto produção quanto emprego sofreram queda em dezembro, na comparação com novembro. O índice de evolução da produção ficou em 42,8 pontos, resultado que está abaixo da linha dos 50 pontos, que divide queda e crescimento da produção.

Segundo o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, essa queda já era esperada. “O mês de dezembro traz um resultado esperado para o mês, de queda do emprego, queda no nível de atividade, que é normal para o período; uma queda que também é normal para o período. É importante ressaltar que essa queda foi mais branda que em outros anos, especialmente nos anos de uma atividade mais difícil para a indústria, como,  por exemplo, em 2015”, aponta.

Já o emprego industrial registrou queda na passagem de novembro para dezembro de 2022, comportamento também usual para o período. O índice de evolução do número de empregados foi de 46,9 pontos, o que corresponde a uma diminuição de 2,1 pontos na passagem de novembro para dezembro.

Também em dezembro, a utilização da capacidade instalada (UCI) caiu 4 pontos percentuais (p.p.) na comparação com novembro, recuando para 67%. O movimento era esperado, por se tratar de um período em que o indicador apresenta resultados menores.

Para os empresários do setor, as condições financeiras no último trimestre de 2022 pioraram. Por outro lado, a maioria dos índices de expectativas para janeiro de 2023 aumentou e o otimismo permaneceu difundido. Além disso, a intenção de investimento permaneceu estável no período.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.