Início Notícia Voltar

Comitiva da Famurs realiza visita técnica no distrito criativo 22@Barcelona na Espanha

O objetivo da visita é levar o modelo de sucesso para o desenvolvimento de um processo de aplicação nos municípios gaúchos



19/11/2022 18:35 por Direto de Barcelona - Voltaire Santos

CapaNoticia

Comitiva da Famurs realiza visita técnica no distrito criativo 22@Barcelona na Espanha

Banner Topo

O grupo de prefeitos, técnicos e lideranças da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) conheceu nesta quarta-feira (16/11) o espaço criativo 22@Barcelona.

O local fica em uma área que estava abandonada e que foi transformada em um distrito inovador com espaços modernos para o desenvolvimento de diversas ações. Para alcançar este objetivo, a prefeitura de Barcelona criou um modelo de distrito compacto, onde as empresas convivem e desenvolvem os seus trabalhos com universidades, centros de tecnologia e hubs de inovação. O objetivo da visita é levar o modelo de sucesso para o desenvolvimento de um processo de aplicação nos municípios gaúchos.

Para o presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, o modelo serve de inspiração para os municípios gaúchos. “Já são mais de 4500 novas empresas que geram 56 mil empregos aqui neste espaço. Um exemplo de como a invocação resulta em soluções reais para as pessoas. Esse é o nosso foco na missão. Trabalhamos com a ideia de que a inovação precisa de fato, mudar a vida das pessoas. Não se trata apenas de tecnologia. Estamos falando da criação de empregos, empreendedorismo e novas oportunidades. E hoje vivenciamos de perto o nosso conceito”, ressalta o presidente da Famurs, Paulinho Salerno. 

Durante a recepção da comitiva de prefeitos no distrito criativo, o professor Josep Pique explicou para a comitiva gaúcha, a origem do sucesso do programa. Pique ressaltou que tudo começou em 1992, após os Jogos Olímpicos, quando Barcelona começou a valorizar o mar e suas potencialidades.  Pique citou que o projeto evoluiu por se tratar de uma política de governança e não apenas de um governo ou grupo político. E justificou afirmando que o sucesso do distrito de inovação está no envolvimento das universidades, poder público e iniciativa privada. "Foi preciso investir. Foi preciso criar espaços de convivência e qualidade de vida. Foi preciso desenvolver uma lógica inclusiva. Criar também uma forte identidade com o local. Criar pontos de Wi-Fi, um novo plano de mobilidade, pontes para o futuro. E acima de tudo, um alinhamento estratégico do Governo, universidades e empresas privadas. É preciso entender a história. De 1860 até 1960, esse espaço de Barcelona aproveitou as oportunidades da Revolução Industrial. Uma onda de indústria têxtil. Não se tinha a cultura urbana no local. Moravam aqui, as pessoas que trabalhavam no bairro, eram os trabalhadores das fábricas.  De 1960 até 1990 tivemos um período de degradação e desemprego após o fechamento de fábricas no local. Somente depois, o governo entendeu que poderia aproveitar a área e começar uma grande evolução criativa neste ambiente", explicou Pique para a comitiva gaúcha.

Conforme o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, o modelo serve de inspiração para os municípios gaúchos. "É muito importante estabelecermos estes contatos aqui em Barcelona. Podemos desenvolver um programa de parcerias estratégicas para potencializar este modelo de desenvolvimento. A combinação e união da prefeitura, empresas privadas e universidades é fundamental para alcançarmos nossos objetivos no Rio Grande do Sul. E é isso que queremos fazer por Campo Bom e região", avaliou o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi.

Já o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, ressaltou que o DNA do empreendedorismo precisa ser implementado. "Observamos de perto aqui em Barcelona, que o empreendedorismo transforma. É uma satisfação estarmos aqui onde funciona os escritórios do facebook, instagram e tik tok, por exemplo, cases de sucesso quando falamos em inovação e rede social. Essa a é lição que tiro desta reunião técnica com o Distrito Criativo. Investir na educação empreendedora. Vamos aprofundar este tema ", afirmou Divaldo Lara.

Para o Vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Décimo, a experiência serve para o compartilhamento de informações necessárias para aprimorar os espaços de inovação de Santa Maria. "Percebo que estamos no caminho certo em Santa Maria. A nossa cidade possui os elementos necessários para a formação da tríplice hélice da inovação que possui o envolvimento das universidades, do setor público e da prefeitura. Com certeza este distrito funciona como um grande manual para colocarmos em prática em nossos municípios", disse o Vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Décimo.

Durante o dia, a comitiva também esteve nas palestras e exposições do Smart City Expo World Congress 2022. O evento conta com 24 mil visitantes, de 700 diferentes cidades, mais de 1.000 expositores e 400 palestrantes, alcançando pessoas de 140 países.A missão Internacional da Famurs é composta pelo presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, o coordenador de Turismo e Agricultura da federação, Mário Nascimento, e o coordenador técnico de Comunicação da Famurs, Voltaire Santos.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.