Início Notícia Voltar

Usina Foz do Chapecó e Defesas Civis realizam simulado de mesa

A ação é mais uma etapa do cumprimento da Lei Nacional de Segurança de Barragem. Foto: divulgação



30/09/2022 16:55 por Claudia de Conto

CapaNoticia

Foto: Divulgação

Banner Topo

Mais uma etapa da Lei Nacional de Segurança de Barragem foi cumprida na tarde desta quarta-feira, 28. Gestores da usina hidrelétrica Foz do Chapecó Energia, representantes das defesas civis dos municípios de Águas de Chapecó/SC, São Carlos/SC e Alpestre/RS, das coordenadorias regionais de Chapecó, Xanxerê e Maravilha, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Assistência Social municipais se reuniram para um simulado de mesa com cenários hipotéticos de altas cheias e de rompimento da barragem. A reunião ocorreu no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Chapecó.

 

O objetivo do simulado de mesa foi verificar se os estudos feitos e se as ações planejadas estão de acordo com as demandas de emergência. O evento começou com a defesa civil apresentando dados hipotéticos de previsão de chuvas intensas e ventos. A partir de então, a usina e cada um dos municípios descreveu as ações que estão planejadas para serem executadas conforme a vazão do rio Uruguai, que vai passar pela usina, aumenta. Entre elas, aviso às autoridades, intensificação dos monitoramentos, atendimento aos desabrigados, danos em infraestrutura, equipamentos necessários entre outras. As informações foram avaliadas, cruzadas e identificados pontos de melhoria. O foco é manter as equipes preparadas para atender às comunidades e minimizar impactos.

 

Real – o simulado de mesa é uma etapa que antecede o simulado com a comunidade, que está previsto para ocorrer em 22 de outubro. O evento real deve ser feito com a população de Águas de Chapecó/SC, São Carlos/SC e Alpestre/RS, que compõe a Zona de Autossalvamento (ZAS), região que compreende até 10 quilômetros abaixo do barramento, conforme prevê a legislação. “Nossa barragem é extremamente segura e atuamos de forma clara e transparente para que as comunidades em nosso entorno sintam tranquilidade. Cumprir a legislação, entre elas a Lei Nacional de Segurança de Barragem à risca, é um compromisso assumido e que não medimos esforços e recursos para viabilizar”, complementa o diretor.

 Usina hidrelétrica Foz do Chapecó:  a usina está localizada no rio Uruguai, entre os municípios de Águas de Chapecó, em Santa Catarina, e Alpestre, no Rio Grande do Sul. A hidrelétrica tem capacidade para gerar 855MW, energia suficiente para abastecer até 5 milhões de lares. A barragem e as 15 comportas do vertedouro possuem uma extensão de 1.045 metros e 48 metros de altura. Mais informações estão no www.fozdochapeco.com.br.

Quem precisar de mais informações, pode acompanhar as redes sociais da empresa ou solicitar pelo whats app, no (48) 99126.1355.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.