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Famurs promove painel com candidatos ao governo do RS sobre empreendedorismo e inovação na educação pública

Encontro foi realizado durante lançamento do curso de pós-graduação e de extensão universitária em Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo na Educação, realizado na tarde desta quinta-feira (22/9), na sede da Famurs



24/09/2022 11:08 por Famurs

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Foto: Guilherme Pedrotti

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Um dos temas mais importantes da sociedade moderna – e também um dos mais complexos de uma gestão municipal –, a educação pública foi tema de encontro na sede da Famurs, na noite desta quinta-feira (22/9). Em parceria com o Instituto Educacional Essência do Saber, a Federação promoveu um painel com os candidatos ao governo do Estado do Rio Grande do Sul, que na oportunidade apresentaram suais ideias a respeito do tema do evento.  

O encontro foi realizado durante o lançamento de uma iniciativa de formação continuada para docentes municipais, no formato de pós-graduação e de extensão universitária em Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo na Educação. O evento contou com a participação de prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de Educação.

 

Educação pública

O painel sobre educação pública contou com a presença de cinco dos dez candidatos ao governo do RS. Por ordem de sorteio, cada um teve 10 minutos de fala, na respectiva ordem: Ricardo Jobim; Vicente Bogo; Professora Regina, vice do candidato Vieira da Cunha; Nivea Rosa, vice do candidato Roberto Argenta; e Eduardo Leite.

O primeiro candidato a fazer sua explanação foi Ricardo Jobim, do partido NOVO. Ele falou sobre a separação constitucional que institui o Ensino Médio de responsabilidade do Estado e o Ensino Fundamental para os municípios; parcerias público-privadas; investimentos para implementação do novo Ensino Médio, que prevê o ensino profissionalizante; a criação de um fundo para investir na estrutura da educação pública; custos e gestão eficiente; ocupação das escolas; e funções gratificadas.

Vicente Bogo, candidato do PSB, foi o segundo candidato a se pronunciar. Ele falou sobre a educação latu sensu; a implementação no novo currículo; o nível de proficiência dos estudantes; a atualização das políticas pedagógicas no RS; e sobre a necessidade de assistência para alunos em vulnerabilidade.

A terceira fala foi realizada pela candidata a vice-governadora Professora Regina, do PDT. Ela fez um breve diagnóstico da educação pública e falou sobre a dificuldade na formação de novos profissionais; a superlotação de escolas; a corresponsabilidade do Estado com a rede municipal de ensino; a falta de acesso à internet nas escolas; a implementação de escola em tempo integral; e a criação de um plano de recuperação de aprendizagem.

A candidata a vice-governadora Nivea Rosa, da coligação Frente Humanista Cristã (PSC/SOLIDARIEDADE/AGIR), foi a quarta a se manifestar. Ela falou sobre investimento na educação, através de uma política de desperdício zero, que trará receitas ao Estado; investimento em formação técnica e de mão de obra qualificada; especializações e formação continuada de professores; visão da educação como instrumento de mudança; e a proximidade do Estado com professores e movimentos comunitários.

Por fim, o último candidato a fazer sua explanação foi Eduardo Leite, da coligação Um Só Rio Grande (PSDB/CIDADANIA/MDB/PSD/PODE/UNIÃO). Ele falou sobre as contas do Estado e a viabilização para remunerar conforme o piso nacional; o papel do Estado como gestor; investimentos, bolsas, programas e melhores condições de alimentação; parceria com os municípios para aporte de recursos na rede de Educação Infantil e para um programa de alfabetização em regime de colaboração; atualização constante dos recursos para transporte escolar; ICMS com base na educação e recursos para o programa Primeira Infância Melhor.

Ao final das falas, todos os candidatos presentes receberam uma carta da Famurs, com reivindicações, nas mais diversas áreas, solicitando o apoio do Estado para melhorar a economia e gerar novas soluções para a gestão pública e para a sociedade gaúcha.

 

Palestra especial

Durante o lançamento da pós-graduação, foi realizada uma palestra especial com o educador José Manuel Moran, reconhecido internacionalmente como pesquisador, conferencista e mentor de projetos de transformação na educação, com ênfase em metodologias ativas, modelos híbridos, tecnologias digitais e projetos de vida.

Moran falou sobre sua experiência em sala de aula, ao propor projetos alternativos e práticas além do previsto na tradicional base curricular, despertando um interesse genuíno nos estudantes. “Eu via como a escola estava engessada, com uma série de restrições”, revelou. “O papel do professor é ver, no contexto que é viável, como unir a prática e experimentação com a reflexão, além de como fazer tudo isso de forma que engrene e funcione”, explicou.

O educador ainda ressaltou que os professores não têm culpa pela forma que ensinam, mas que ela não atrai. Segundo Moran, é preciso encontrar o caminho da comunicação com o estudante. “Professores precisam de apoio, apoio nas metodologias, na gestão da sala de aula, um direcionamento de como fazer. Esses cursos de pós que trabalham as metodologias na prática, e também de forma reflexiva, são o caminho necessário para que os professores tenham algo que não tiveram na sua formação, por sua vez deficiente”, afirmou Moran.

Por fim, ele destacou que é preciso mudar o pensamento limitante, investir na formação de professores, e que é possível avançar muito na educação pública se os gestores se tiverem uma visão empreendedora. Ele acredita que a mudança na educação começa pela gestão e pelas pessoas responsáveis, pois um gestor faz transformações profundas, um bom diretor muda escolas.

 

Lançamento da pós-graduação

Conforme o presidente da Famurs, Paulinho Salerno, a educação é desafiadora e, depois do período da pandemia, ainda mais. Por isso, a Famurs lança mais uma especialização a nível de pós-graduação, visando atuar junto com os municípios em uma área tão importante e vital para o desenvolvimento do RS, a de inovação e empreendedorismo somados a educação.

Na oportunidade, a diretora do Instituto Educacional Essência do Saber, Elisiane da Silva, detalhou o curso de pós-graduação e de extensão universitária em Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo na Educação, composto por 420 horas de formação e 120 horas de oficinas pedagógicas e tecnológicas.

A especialização tem objetivo de formar professores para mediar ações pedagógicas e sociais éticas e interativas; orientar e capacitar professores para o planejamento pedagógico com o uso de recursos de tecnologias digitais; identificar o cenário educacional das escolas envolvidas; além de promover eventos intra e extraescolares de divulgação e comunicação.

O curso é uma realização da Famurs com a Faculdade Mário Quintana (Femaqui), sendo gerido pelo Instituto Educacional Essência do Saber. A matrícula e o conteúdo programático já estão disponíveis no portal da Escola Famurs, através do link https://famurs.com.br/capacitacao/276.


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