Início Notícia Voltar

Ministério da Defesa pede ao TSE inclusão de nove militares no grupo de inspeção das urnas

Documento foi encaminhado ao TSE após exclusão de coronel que publicava fake news sobre as eleições



11/08/2022 13:23 por SBT News

CapaNoticia

Segundo ministro, militares possuem qualificação técnica para fiscalizar as urnas | Divulgação/Agência Brasil

Banner Topo

O Ministério da Defesa solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a inclusão de nove militares no grupo de inspeção das urnas eletrônicas. O documento encaminhado ontem à Corte eleitoral foi assinado pelo ministro Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

Na última semana, os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, então presidente e vice do TSE, notificaram o MD sobre a exclusão do coronel do Exército Ricardo Sant?Anna do grupo. O motivo seria a divulgação de notícias falsas sobre a idoneidade do sistema eleitoral nas redes sociais de Sant'Anna.

No documento encaminhado nesta 4ª feira (10.agoa) ao TSE, o ministro da Defesa justifica que os militares possuem conhecimento em linguagem de programação e, por esse motivo, foram indicados para inspeção do código-fonte das urnas eletrônicas.

Os militares indicados são: major Diego Bonato Langer (Força Aérea); capitão Davison Silva Santos (Força Aérea); primeiro-tenente Fernando Mascagna Bittencourt Lima (Marinha); primeiro-tenente Rafael Coffi Tonon (Marinha); primeiro-tenente Gabriel Heleno Gonçalves da Silva (Marinha); primeiro-tenente Lincoln de Queiroz Vieira (Exército); primeiro-tenente Gabriel Bozza (Exército); primeiro-tenente Yuri Rodrigues Fialho (Exército) e primeiro-sargento David de Souza França (Força Aérea).

Conforme divulgado pelo SBT News, o ofício encaminhado ao Ministério da Defesa deixou aberta a designação de um substituto para ocupar o lugar de Roberto Sant?Anna na Comissão de Fiscalização.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.