Início Notícia Voltar

Juvir Costella renova esperanças de asfaltamento da ERS-591

Além das obras entre FW e Ametista do Sul, secretário ressaltou importância da conclusão da pavimentação da ERS-528, que liga Palmitinho e Pinheirinho do Vale, durante evento na URI/FW



13/09/2019 10:45 por João Victor Cassol/Jornal O Alto Uruguai

CapaNoticia

(Fotos: João Victor Cassol/Jornal O Alto Uruguai

Banner Topo

Representantes políticos e civis de várias cidades da região participaram, na noite de quinta-feira, 12, do 1º Seminário de Infraestrutura e Projetos Rodoviários, promovido pelo curso de Engenharia Civil da URI/FW em parceria com o Daer, realizado no Salão de Atos da URI/FW. Na ocasião, o secretário de logística e transportes do Rio Grande do Sul, Juvir Costella (MDB), externou comentários sobre o andamento das obras de asfaltamento de vias estaduais na região.

Para um público de estudantes, professores e lideranças regionais, Costella demonstrou empolgação com o asfaltamento da ERS-591, que liga os municípios de Frederico Westphalen e Ametista do Sul. A obra deve ser acelerada em função de uma contribuição do curso de Engenharia Civil da URI/FW, que está realizando o Estudo de Viabilidade Técnica (EVTA) para pavimentação asfáltica da via. Costella agradeceu a contribuição da universidade e destacou a importância dessa contribuição do curso junto ao Daer para auxiliar na economia do Estado.

Costella também salientou as obras na ERS-528, que liga Pinheirinho do Vale e Palmitinho. Há cerca de 25 anos a rodovia está em processo de asfaltamento, que ainda não foi concluído. Conforme o secretário, o asfaltamento sairá, mas não estipulou prazo. “Vamos entregar [as obras] Palmitinho-Pinheirinho e Castelinho-Ametista”, frisou. Além disso, Costella afirmou que visitará, nos próximos dias, outras localidades da região que necessitam de reparos, como estradas de Rodeio Bonito, Planalto e Iraí.

Economia aos cofres públicos

Mesmo que ainda não esteja pronto, o EVTA produzido pela URI/FW em parceria com Daer para o asfaltamento da ERS-591 é motivo de comemoração para lideranças regionais. Conforme vereador de Ametista do Sul, Marquinhos (PT), as falas de Costella empolgaram. “O evento de hoje foi promissor. A vinda do secretário nos encheu de entusiasmo e esperança, principalmente com o estudo encaminhado, em função dessa parceria inédita aqui na região com a URI/FW”, destacou o edil.

Na mesma linha, o prefeito de Ametista do Sul e presidente da Amzop, Gilmar da Silva (PDT), salientou a economia proporcionada pelo estudo da URI/FW. “Se tem alguém de parabéns hoje é a universidade. O município teria que investir R$ 300 mil para fazer esse estudo, e hoje estamos gastando 10% desse valor. Isso demonstra o interesse da universidade de viabilizar o desenvolvimento da região, e fortalece o que estamos buscando”, afirmou o gestor.

Esperanças em Pinheirinho do Vale

Também presente no evento, o prefeito de Pinheirinho do Vale, Elton Tatto (PDT) demonstrou satisfação com o discurso de Costella. “O que deu pra entender dessa fala do secretário é que ele tem um compromisso grande com a região. Pinheirinho do Vale depende muito do acesso, é o trecho até Palmitinho é o único que está apto a receber investimentos do Estado para realização da obra. Estamos nessa caminhada há uns 25 anos, mas temos tudo pronto”, destacou.

As palavras de Tatto foram complementadas pelo prefeito de Palmitinho, Caetano Albarello (PDT). “Vivemos de esperança, acreditamos, pela conversa franca do secretário, que a obra possa acontecer. Não sonhamos que isso possa ocorrer em curto prazo, mas a possibilidade de vermos isso saindo do papel nos renova. Temos tudo pronto ali, o plano, a terraplanagem, na verdade só falta refazer os drenos antes de pavimentar”, acrescentou o prefeito.

Logo depois dos pronunciamentos oficiais e da fala de Costela, o Seminário teve sequência no Salão de Atos, com a realização de palestras e conversas com cinco técnicos do Daer, que trocaram experiências e conhecimentos com os alunos e professores do curso de Engenharia Civil.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.