Início Notícia Voltar

V Concurso do Vinho Colonial e Artesanal de Ametista do Sul apresenta vencedores

O evento visa valorizar a agricultura familiar, incentivar os vitivinicultores, propiciar a promoção de vinhos de boa qualidade e promover uma integração



13/08/2019 13:15 por Assessoria PM

CapaNoticia

Fotos: Josias Marques/Portal In Foco RS

Banner Topo

A 5º edição do Concurso do Vinho Colonial e Artesanal de Ametista do Sul aconteceu neste sábado, 10 de agosto de 2019. O evento visa valorizar a agricultura familiar, incentivar os vitivinicultores, propiciar a promoção de vinhos de boa qualidade e promover uma integração entre agricultores, técnicos, consumidores e a comunidade em geral, demonstrando as potencialidades locais.

Segundo a equipe do escritório municipal da Emater de Ametista do Sul, o evento possui três categorias, branco, rose e tinto, e neste ano contou a participação de 13 produtores, os quais tiveram 21 amostras avaliadas.

Sua idealização e organização é promovida através das parcerias entre Ascar/Emater escritório de Ametista do Sul, Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ametista do Sul e a Comunidade da Linha São Rafael, tendo como apoio Sicredi e Creluz.

O assistente técnico regional da Emater Gaspar Antônio Scheid, o enólogo Giovani Sganzerla e o médico, que é apreciador e colecionador de vinhos, Sabino Berton, foram os avaliadores, que observaram os critérios: análise visual (limpidez e aspecto), análise olfativa (intensidade, nitidez e qualidade) e análise gustativa (intensidade, nitidez, qualidade e persistência).

O Prefeito Gilmar da Silva esteve presente no evento e destacou a importância do mesmo. “A Administração não mede esforços para incentivar a vitivinicultura local, por isso entendemos que atos como esse servem para valorizar nosso produtor. Muito bom saber que a cada ano mais produtores estão empenhados em participar, trazendo seu produto para análise, isso é uma forma de ampliar conhecimento e aprimorar a produção”, apontou Gilmar.

Confira quem foram os vencedores:

Categoria vinho branco

1° lugar: Ivandrio Stasczak

2° lugar: Odacir Zuffo

3º lugar: Nereu Fontana

 

Categoria vinho rose

1° lugar: Odacir Zuffo

2° lugar: Francisco Fontana

3° lugar: Pedro Paulo Fontana

 

Categoria vinho tinto

1° lugar: Odacir Zuffo

2° lugar: Ildo Alba

3° lugar: Francisco Fontana

Confira as fotos na pagina o facebook CLICK AQUI


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.