Início Notícia Voltar

Temporais na Argentina, Uruguai e no Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, ar muito quente invade o Estado associado a uma corrente de jato em baixos níveis que traz fortes rajadas de vento do quadrante Norte neste sábado



25/09/2020 19:13 por Metsul

CapaNoticia

Foto: Divulgação MetRA

Banner Topo

Temporais atingiam hoje (25) o Centro da Argentina com granizo, caso de Rosário (foto), e chuva localmente intensa. Os acumulados até a tarde desta sexta-feira chegavam a 117 mm em 9 de Julio, 101 mm em 25 de Mayo e entre 50 mm e 80 mm em outras cidades da província de Buenos Aires. A tendência é de intensificação dos temporais na noite de hoje e na madrugada do sábado, afetando as províncias de Santa Fé, Buenos Aires, Entre Rios e Córdoba, além de parte do Uruguai. No território uruguaio, a perspectiva é de um risco maior de tormentas fortes a severas no final do sábado e nas primeiras horas do domingo.

No Rio Grande do Sul, ar muito quente invade o Estado associado a uma corrente de jato em baixos níveis que traz fortes rajadas de vento do quadrante Norte neste sábado e eleva a temperatura para marcas de 37ºC a 38ºC à tarde no Noroeste. A instabilidade vai se concentrar no Sul gaúcho com chuva localmente forte, raios, granizo isolado e risco de vento forte localizado. No Centro, no Oeste e no Leste do Estado é provável que se registre instabilidade isolada e com o aporte de ar quente não podem ser descartados temporais isolados. No Leste, a qualquer hora do dia e no Centro e no Oeste de tarde ou no começo da noite.

A MetSul mantém o alerta (leia mais aqui) que o pior da instabilidade no Rio Grande do Sul vai ocorrer no domingo, quando uma frente fria avançar pelo Estado. O sistema vai ingressar pela região de Uruguaiana ainda na madrugada e levar chuva depois para todo o Estado com risco de temporais isoladamente fortes a severos com potencial de granizo e vendavais localizados à medida que o sistema avançará numa atmosfera muito quente e com baixa pressão atmosférica sob uma forte corrente de jato em baixos níveis. Os temporais podem atingir ainda Santa Catarina e o Paraná no domingo com risco maior de tempo severo no Oeste dos dois estados.

Esta corrente de vento originada na Bolívia, que traz ar quente, além de provocar vento de Norte forte em diversas regiões fará com que a madrugada do domingo seja de temperatura atipicamente alta, com calor ao redor de 30ºC em algumas cidades em plena madrugada, caso dos vales e das áreas de encosta da Serra.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.