Início Notícia Voltar

MetSul alerta para risco de ciclone intenso no Rio Grande do Sul na próxima semana

A previsão indica a formação de um intenso ciclone, com risco de tempestades severas, vento intenso e volumes altos de chuva no Sul do Brasil



05/12/2025 15:37 por Informações da MetSul Meteorologia

CapaNoticia

Foto: Divulgação

Banner Topo

A MetSul Meteorologia emite um alerta para a possível formação de um intenso ciclone no Rio Grande do Sul entre terça-feira (9) e quarta-feira (10) da próxima semana. O cenário meteorológico é de grande perigo e pode incluir tempestades severas e vento intenso.

O processo de formação, conhecido como ciclogênese, começará na terça-feira (9) entre o território gaúcho e uruguaio. Ele será resultado da interação entre uma baixa pressão em altos níveis, vinda do Pacífico e que cruzará a Cordilheira dos Andes, e uma baixa pressão em superfície que se deslocará pelo Paraguai em direção ao Oeste do Rio Grande do Sul.

Na terça-feira, a pressão atmosférica deve cair drasticamente no Estado, gerando forte e intensa instabilidade, que se estenderá também para o restante do Sul do Brasil e setores do Centro-Oeste e Sudeste.

Riscos e impactos previstos

Na quarta-feira, o ciclone deve estar na costa gaúcha com grande intensidade, favorecendo condições de vento extremamente ventoso.

Os riscos antecipados, com base nos dados de modelagem numérica, incluem:

  • Onda de tempestades: Alto risco de uma onda de temporais na terça-feira no Sul, Centro-Oeste e Sudeste, com possibilidade de granizo e a formação de supercélulas com potencial de vendavais intensos e destrutivos localizados.

  • Chuva intensa: Possibilidade de acumulados perto e acima de 50 mm em poucas horas, com volumes localizados entre 100 mm a 200 mm, especialmente perto do centro do ciclone.

  • Vento ciclônico: Entre o final da terça (9) e o começo da quinta (11), o vento intenso pode causar enorme impacto no setor elétrico, com falta de luz para um grande número de clientes. Os dados apontam rajadas de 60 km/h a 80 km/h na maior parte do estado, podendo chegar a 80 km/h a 100 km/h no Sul e no Leste gaúcho.

O ciclone deve se afastar rapidamente do continente com trajetória Leste-Sudeste no decorrer da quinta-feira (11). A MetSul Meteorologia reforça que todos os principais modelos internacionais projetam a formação deste ciclone, mas recomenda acompanhar atentamente os boletins dos próximos dias, pois podem ocorrer ajustes no prognóstico.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.