Setembro promete clima de extremos no Brasil
Prepare-se para um setembro quente, chuvoso e de tempo instável em várias partes do país.
31/08/2025 20:32 por Informações da Met Sul

FÁBIO DORNELLES/ARQUIVO

O mês que marca a transição do inverno para a primavera terá muito calor, risco de temporais e mudanças bruscas de temperatura no Centro-Sul do país.
Calor intenso: no Centro-Oeste e parte do Sudeste, serão muitos dias com temperaturas acima dos 40ºC, especialmente no Mato Grosso. O tempo seco aumenta o risco de queimadas, já que setembro é o mês com maior número de focos de fogo no Cerrado.
Chuva no Sul: no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná, setembro pode registrar volumes de chuva muito acima da média, com risco de cheias e enchentes. A primeira quinzena já deve concentrar acumulados entre 150 mm e 250 mm em alguns municípios.
Extremos climáticos: enquanto o calor predomina em várias regiões, massas de ar frio ainda podem avançar pelo Sul, trazendo geadas tardias e temporais severos com raios, granizo e vento forte.
Primavera meteorológica: começa oficialmente em 1º de setembro, com mais episódios de tempestades devido ao encontro de massas de ar quente e frio. O inverno astronômico só termina no dia 22, às 15h19.
Setembro também é um período com maior chance de ciclones extratropicais no Atlântico Sul, que podem provocar ventos fortes e instabilidade no Sul do Brasil.
Resumindo: prepare-se para um setembro quente, chuvoso e de tempo instável em várias partes do país.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.