Grêmio vence o São José e conquista a Recopa Gaúcha 2025
Tricolor superou o adversário por 2 a 0 e levou o título da disputa pela quinta vez na sua história
08/07/2025 22:44 por Grêmio FBPA

Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Em noite de retorno do Grêmio aos campos e de reencontro com o torcedor na Arena, o Tricolor conquistou o título da Recopa Gaúcha 2025. Com vitória por 2 a 0 sobre o São José, o Imortal chegou ao pentacampeonato da competição, permanecendo como o maior campeão do certame estadual. Os gols gremistas foram marcados por Alysson e Amuzu.
Após período de preparação durante pausa no calendário para a disputa do Mundial de Clubes FIFA, o Tricolor retomou os jogos em campo já com duelo decisivo. A disputa desta terça-feira, 8, foi definida entre o campeão estadual de 2024, o Grêmio, e o campeão da Copa FGF 2024, o São José. O confronto marca o primeiro enfrentamento destas duas equipes pela competição.
Para a partida, o técnico Mano Menezes apresentou escalação com algumas mudanças daquela que começou como titular no último confronto da equipe. Com Tiago Volpi no gol, a zaga foi formada por Jemerson e Wagner Leonardo, capitão do time, e as laterais por Lucas Esteves e Gustavo Martins.
No meio campo, os volantes Dodi e Alex Santana, estreante da equipe, somaram-se ao camisa 10, Cristaldo. Amuzu, o jovem Alysson, recentemente integrado da Base Gremista, e Arezo completaram o ataque.
O jogo começou com pressão gremista desde o apito inicial. No primeiro minuto, Arezo recebeu cruzamento de Cristaldo e finalizou, mas a bola subiu demais. O São José respondeu quatro minutos depois, com tentativa de Nonato, que também passou sobre o gol.
Aos 13, Dodi fez o passe para Amuzu, que cortou para o meio, limpou a jogada e chutou colocado. A bola viajou na direção do ângulo, mas passou à direita da trave.
As investidas tricolores continuaram e não demorou para o Imortal abrir o placar. Aos 15, novamente Dodi fez belo lançamento da intermediária, dessa vez encontrando Alysson, que entrava livre na área. O atacante dominou a bola com habilidade e tocou na saída do goleiro Fabio. Grêmio 1 a 0!
Passados mais seis minutos, o jovem formado nas categorias de base do Tricolor apareceu de novo. Aos 21, ele fez jogada pela direita e acionou Amuzu em frente à meta adversária. O belga pegou de primeira e mandou no cantinho para ampliar o placar. Grêmio 2 a 0!
E o domínio gremista seguiu nos minutos seguintes. Aos 23, nova chance de Arezo, que recebeu de Amuzu, mas finalizou para fora.
Aos 26, o São José tentou reação com Giovane Gomez, após cobrança de escanteio, mas a bola saiu sem direção. Aos 31, Jhonata Varela, ex-jogador do Grêmio, teve chance pela direita em chute cruzado que foi direto pela linha de fundo.
Aos 33, o Grêmio voltou a oferecer perigo ao adversário em cruzamento de Lucas Esteves para cabeçada de Arezo, mas a bola passou por sobre o gol. Quase 10 minutos depois, o mesmo Arezo recebeu na entrada da área e ia ficando cara a cara com o goleiro, mas acabou sofrendo falta. Pênalti assinalado e cobrado por Cristaldo, mas o goleiro Fabio fez a defesa.
Para o segundo tempo, o Grêmio retornou sem alterações. E foi o time visitante que teve a primeira chance da etapa. Aos 5, Jhonata Varela fez lançamento para Venício, que finalizou livre, mas Volpi fez grande defesa.
Aos 14, o técnico Mano Menezes promoveu suas primeiras alterações. No meio campo, Cristaldo saiu para a entrada de Monsalve, e na lateral-direita, Gustavo Martins deu lugar a Igor Serrote, retornando após lesão no braço.
Aos 17, a primeira grande oportunidade Tricolor no segundo tempo. Monsalve acionou Arezo, que ficou frente a frente com o goleiro adversário e chutou, mas Fabio defendeu.
A partir daí, o jogou passou a ser bastante disputado no meio de campo, sem jogadas de expressão para ambos os lados. Aos 26, mais mudanças do lado gremista, dessa vez no ataque: Alysson saiu para a entrada de Pavón e Amuzu deu lugar a André Henrique.
O São José buscava descontar o placar e aos 33 ofereceu risco com Danielzinho, que chutou cruzado e a bola passou próxima do travessão após desviar no zagueiro Wagner Leonardo.
No minuto seguinte, a última mudança no Imortal: o volante Edenílson entrou no lugar do atacante Arezo. E logo na sequência, Pavon quase marcou o seu em chute de fora da área.
Nos minutos finais, André Henrique ainda teve duas chances, aos 44, em sobra de lance de Monsalve, e aos 49, após cruzamento de Pavón, mas a bola desviou por cima da meta.
Assim, o Grêmio escreveu mais um capítulo de sua história. Após os títulos de 2019, 2021, 2022 e 2023, o Imortal levou a quinta taça da Recopa Gaúcha. Agora, o time se prepara para a retomada do Campeonato Brasileiro, que acontece já neste domingo, 13, em duelo com o Cruzeiro, às 20h30, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.