Prepare os cobertores: frio intenso chega com geada, mínimas negativas e até neve
Recordes de frio, geadas e possibilidade de neve.
26/05/2025 22:49 por In Foco RS

Foto: Michel Alban/Divulgação

O frio mais intenso do ano está prestes a chegar, e o Rio Grande do Sul será uma das áreas mais afetadas. A partir da próxima terça-feira (27), uma forte massa de ar polar deve avançar pelo Sul do país, provocando uma virada brusca no tempo. A queda nas temperaturas será sentida também no Sudeste, Centro-Oeste e até no Norte.
Segundo os meteorologistas da Climatempo e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os efeitos do fenômeno serão sentidos com mais intensidade entre os dias 28 de maio e os primeiros dias de junho, com recordes de frio, geadas e possibilidade de neve.
No início da semana, os termômetros ainda marcam temperaturas altas. Em Porto Alegre, por exemplo, a previsão para segunda-feira (26) é de máxima de 26ºC. Em cidades da Serra Gaúcha, como Bento Gonçalves e Caxias do Sul, as máximas passam dos 24°C.
Mas a partir de quarta-feira (28), o cenário muda: a chegada da frente fria deve derrubar os termômetros, com mínimas negativas em várias regiões, inclusive fora das áreas serranas. A geada é quase certa em grande parte do estado, e há possibilidade de neve em cidades da Serra, como São José dos Ausentes e Cambará do Sul.
Diante do frio intenso, a Defesa Civil do RS já orienta que municípios estejam atentos às pessoas em situação de rua e grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças. A expectativa é de que os dias mais críticos sejam entre 29 de maio e 2 de junho.
Embora o epicentro da frente fria esteja no Sul, os efeitos do fenômeno se estendem por outras regiões do país:
No Sudeste, cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais devem registrar recordes de baixas temperaturas, com mínimas abaixo dos 10°C em várias áreas.
No Centro-Oeste, o frio também chega com força a Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, com previsão de madrugadas geladas e termômetros próximos de 5°C.
No Norte, o fenômeno da friagem pode atingir Acre, Rondônia e sul do Amazonas. Nessa região, o ar polar provoca quedas bruscas de temperatura, mesmo sem formação de geada.
A intensidade da massa de ar polar e sua abrangência tornam esse evento climático um dos mais relevantes dos últimos anos. A recomendação dos meteorologistas é clara: prepare-se com antecedência. Casacos reforçados, aquecedores e atenção redobrada com a saúde são essenciais.
Com o avanço da frente fria, novas atualizações devem ser divulgadas nos próximos dias. Até lá, o melhor é se antecipar — e tirar os casacos do armário. O inverno chegou mais cedo este ano, e promete começar com força total.
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.