Início Notícia Voltar

Com nova morte por dengue confirmada, RS soma 51 vítimas em 2024

Vítima é uma mulher de 91 anos, residente de Novo Hamburgo. Estado soma mais de 42 mil casos da doença.



03/04/2024 22:38 por As informações são do G1 RS

CapaNoticia

Foto: Pixabay

Banner Topo

Nesta quarta-feira (20), o Rio Grande do Sul atingiu a marca preocupante de 51 mortes provocadas pela dengue em 2024. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) anunciou um novo óbito na tarde de hoje. A vítima, uma mulher de 91 anos com doenças pré-existentes, faleceu em Novo Hamburgo em 27 de março, com a causa confirmada nesta quarta-feira.

Novo Hamburgo, onde ocorreu o recente óbito, apresenta uma incidência alarmante de 2.204,2 casos prováveis de dengue por 100 mil habitantes, de acordo com os dados mais recentes da SES.

Com um total de 42.084 casos confirmados apenas este ano, o estado enfrenta uma situação de emergência de saúde pública. Comparativamente, no mesmo período de 2023, o Rio Grande do Sul registrava 8,7 mil casos de dengue.

Dos 497 municípios do estado, apenas 31 não estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue. Estas cidades, localizadas principalmente na faixa Leste e Sul do estado, representam apenas 6,2% do total.

Diante da realidade epidemiológica, o governo estadual decretou situação de emergência em 12 de março, buscando conter o avanço da doença.

A SES enfatiza a importância de procurar atendimento médico nos primeiros sintomas da doença, que incluem febre alta, dor retro-orbital, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, entre outros. Além disso, medidas de prevenção, como o uso de repelente e a eliminação de possíveis focos de reprodução do mosquito, são cruciais para combater a proliferação da dengue e evitar novas fatalidades.

Segue abaixo a lista completa de óbitos confirmados por dengue no Rio Grande do Sul em 2024.

Mortes por dengue no RS em 2024*

 

 

* Óbitos por data de confirmação


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.