Início Notícia Voltar

Tempestade de granizo atinge Municípios do Noroeste do RS

Tempestade de granizo de proporções raramente vista



02/10/2023 11:40 por In Foco RS

CapaNoticia

Foto: Divulgação /Diauri Lairia

Banner Topo

Uma tragédia climática assolou vários municípios do noroeste do Rio Grande do Sul na noite da última terça-feira (3). Uma tempestade de granizo de proporções raramente vistas causou danos generalizados em diversas localidades.

Em São Nicolau, o prefeito Ricardo Klein confirmou que mais de 1.000 residências foram atingidas pelo granizo, com bairros como Vila Jauri e Boa Esperança registrando danos em todas as casas. Cerca de quatro pessoas ficaram feridas, principalmente devido à queda de telhados. Os danos no interior também são numerosos, e a prefeitura, juntamente com a Defesa Civil e outros órgãos, está distribuindo lonas à população afetada. Um levantamento oficial dos estragos será divulgado em breve.

Em Salvador das Missões, mais de 100 casas na zona urbana foram danificadas pelo granizo, que também causou prejuízos em repartições públicas, incluindo o prédio da prefeitura municipal. As lavouras de trigo e milho no interior do município também foram severamente afetadas, e um Decreto de Situação de Emergência está sendo preparado.

São Pedro do Butiá relatou 100% das residências da zona urbana atingidas pelo granizo, causando danos extensos, incluindo a destruição de galpões de criação de suínos e instalações de ordenha. As lavouras de trigo e milho também sofreram prejuízos significativos, estimados em milhões. O município está se preparando para emitir um Decreto de Situação de Emergência.

Roque Gonzales também enfrentou a fúria do granizo, com pedras do tamanho de laranjas danificando edificações e lavouras. O prefeito Fernando Machry relatou centenas de residências afetadas, com prejuízos que se estendem a milhões de reais. Localidades como Dona Otília, Dona Helena, Cinamomo, Esquina Laranjeira, Santo Antônio e Progresso foram as mais atingidas. O município está auxiliando os moradores com lonas de forma emergencial e também deve declarar situação de emergência.

A situação continua sendo avaliada pelos órgãos competentes, e a ajuda à população afetada está em curso, com a distribuição de lonas e telhas, além da prestação de assistência às famílias desabrigadas. As aulas foram suspensas nos municípios atingidos, enquanto os moradores se esforçam para lidar com os estragos causados pelo granizo.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.