Início Notícia Voltar

Prefeito de Erval Seco é criticado por fala racista em entrevista: 'Trabalho de gente branca'

Imagens com a fala racista do prefeito Leonir Koche começaram a circular nas redes com várias críticas



23/08/2023 19:53 por *Com informações da GZH

CapaNoticia

O prefeito Leonir Koche. .Reprodução de Vídeo

Banner Topo

O prefeito de Erval Seco, Leonir Koche (PSDB), fez um comentário considerado racista durante uma entrevista em que abordava as obras realizadas na cidade. No vídeo da entrevista, ele afirmou que as obras foram executadas com um alto padrão de qualidade, usando a expressão "fizemos realmente um trabalho de gente branca, vamos dizer, um trabalho perfeito".

O episódio ocorreu durante uma transmissão da rádio Complexo Luz e Alegria há aproximadamente uma semana, no dia 17 de agosto. O vídeo foi inicialmente compartilhado no perfil do Facebook da emissora, mas posteriormente foi removido após a prefeitura enviar um ofício exigindo a retirada, citando a repercussão negativa do comentário. O veículo de comunicação GZH Passo Fundo entrou em contato com o prefeito de Erval Seco, que confirmou ter enviado o ofício e alegou que não teve a intenção de prejudicar ninguém com suas palavras, as quais considerou como uma "expressão popular".

Koche assegurou que não tinha a intenção de ofender ninguém e explicou que a expressão usada é uma metáfora comum na região para indicar um trabalho bem feito. Ele afirmou que não possuía a premeditação de que isso resultaria em grande repercussão. O prefeito ressaltou que tem pessoas de diferentes origens trabalhando com ele e que a situação tem sido ampliada por indivíduos com intenções prejudiciais.

O Ministério Público de Seberi, que atende Erval Seco, recebeu uma denúncia sobre o caso de um cidadão na tarde de terça-feira, 22. O processo está sob análise do promotor de justiça Fabricio Diesel Perin. Até o momento desta reportagem, o promotor não havia feito declarações sobre o assunto. Mesmo após ser removido da rede social, o vídeo continua circulando pelo WhatsApp, gerando reações tanto de figuras políticas, como a deputada estadual Laura Sito (PT-RS), quanto de usuários das redes sociais, que têm expressado críticas e descontentamento em relação ao ocorrido.

Veja a íntegra da nota oficial divulgada pelo prefeito Leonir Koche:

"NOTA OFICIAL

Leonir Koche, cidadão ervalsequense, vem se manifestar sobre a infeliz fala proferida em uma entrevista ao "Jornal das Doze na sua Cidade", na condição de gestor do Poder Executivo, ao comentar sobre as obras de revitalização realizadas no município:

— Reconheço a desnecessidade de utilização deste ditado não mais popular, e que o mesmo não possui mais espaço na atual conjuntura social. 

Entendo a importância de promover um ambiente de respeito, inclusão e igualdade em nossa comunidade, estando comprometido em corrigir qualquer equívoco que possa ter causado mal-entendido ou ofensa.

Ressalto que sou expressamente contra qualquer tipo de discriminação causada por diferenças ideológicas, crença, raça ou gênero.

Neste sentido, venho de forma pública manifestar meu pedido de desculpa, com fins de contribuir para manter um ambiente de diálogo respeitoso e positivo em nossa comunidade.

Acredito na importância de uma comunicação transparente e construtiva, e espero continuar a trabalhar em prol do bem-estar do município.

Atenciosamente,

Erval Seco, RS, 23 de agosto de 2023

Leonir Koche, prefeito municipal"


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.