Início Notícia Voltar

Famurs e Seduc reforçam participação de alunos na prova do SAERS

Avaliação para 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental serão realizadas de 17 a 21 de outubro, em 470 municípios gaúchos



10/10/2022 10:33 por Ellen Renner, Famurs

CapaNoticia

Foto: Guilherme Pedrotti, Famurs

Banner Topo

O presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, esteve reunido na tarde de quarta-feira (5/10) com a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira. A pauta do encontro foi a realização do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), que será realizado entre os dias 17 e 21 de outubro, com alunos dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Com a proximidade das provas e diante da importância da avaliação para compor o Índice Municipal da Educação do RS (IMERS), a secretária buscou apoio da Famurs para garantir a mobilização de toda a rede municipal de ensino.

“Se não houver envolvimento, a prova não irá acontecer do jeito que precisamos. Quanto maior a participação dos alunos, o resultado será mais confiável e não prejudicará futuramente a receita dos municípios”, ressaltou. A secretária Raquel lembrou que, a partir de 2024, a redistribuição do ICMS terá um percentual de 17% baseado no desempenho educacional de cada município. Nessa nova configuração, municípios com melhores índices serão beneficiados.

O presidente Salerno concordou com a importância de mobilizar gestores e professores, ainda mais sendo o primeiro ano de avaliação, em que os resultados irão impactar a distribuição do imposto no último ano de mandato de diversos prefeitos. “A partir de 2024 esse índice será muito importante para que os municípios possam ter a sua cota-parte do ICMS distribuídos. É muito importante mobilizamos os nossos municípios para a realização e participação na prova, pois ela também será base para avaliarmos como está o ensino no RS e em cada um dos 497 municípios”, avaliou.

Segundo a secretária Raquel, a partir da avaliação também será possível identificar as habilidades por aluno, auxiliando professores a trabalhar a partir da dificuldade de cada estudante. Isso, segundo ela, garante uma educação de qualidade para todos.

Participaram da reunião, representando a Famurs, o vice-presidente e prefeito de Lagoa dos Três Cantos, Sergio Lasch; o coordenador-geral, Ademir Baretta; e o coordenador de Educação, Itamar Baptista Chagas. Representado o Estado, participaram a secretária-adjunta de Educação, Stefanie Eskereski; e a coordenadora do programa Alfabetiza Tchê, Neri Barcelos.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.