Início Notícia Voltar

Grupo indígena de Gentil realiza manifestação contra o Marco Temporal na BR-285

A manifestação iniciou durante a manhã desta quinta-feira, 23.



23/06/2022 19:51 por Rádio Uirapuru

CapaNoticia

Foto: Reprodução/Rádio Uirapuru

Banner Topo

Um grupo indígena realiza manifestação na BR 285, próximo ao trevo de acesso a Gentil durante essa quinta-feira, 23. A manifestação iniciou durante a manhã com previsão de duração até às 17h.

Os indígenas são moradores do distrito Campo do Bem, em Gentil. Segundo informações, eles estão manifestando contra o marco temporal para demarcação de terras. “Não ao marco temporal” e “Demarcação já” são algumas das frases que estão em faixas e os cartazes usados pelos indígenas.

O que é o marco temporal?

Com o marco temporal, as etnias só podem reivindicar a demarcação de terras nas quais já estavam antes da promulgação da Constituição de 1988. A discussão põe ruralistas e povos originários em lados opostos.

A Polícia Rodoviária federal de Passo Fundo está acompanhando a manifestação e mantendo a ordem no trânsito, que chega ser interrompido de 15 em 15 minutos. Pede-se a atenção dos motoristas que trafegam pela rodovia.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.