Início Notícia Voltar

Vice-presidente da República recebe homenagens no RS

General Hamilton Mourão participou de inaugurações em Ijuí e Cruz Alta nesta terça-feira



19/10/2021 19:15 por Correio do Povo

CapaNoticia

Prefeita de Cruz Alta, Paula Librelotto, entregou a Mourão a Medalha Pinheiro Machado | Foto: Jean Maidana / Divulgação / CP

Banner Topo

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, esteve no Rio Grande do Sul nesta terça-feira para uma agenda de homenagens e inaugurações. A visita se iniciou em Ijuí, município do Noroeste gaúcho que está completando 131 anos. Primeiro, o general participou da inauguração da nova Unidade Ambulatorial do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), no Hospital de Caridade. O descerramento da placa foi realizado por Mourão, ao lado do presidente do HCI, Douglas Uggeri, e do prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin. Conforme o hospital, o novo espaço tem 14 consultórios e recebeu investimento de R$ 2 milhões. O Cacon do HCI realiza mais de três mil atendimentos mensais.

O general também recebeu o Título de Cidadão Benemérito Ijuiense, entregue pelo prefeito Cossetin, durante cerimônia no Clube Ijuí. “Agradeço à comunidade de Ijuí pela consideração e reconhecimento por meio do Título de Cidadão Benemérito Ijuiense. Recebo a homenagem com nostalgia aos serviços prestados à cidade durante o comando do 27º Grupo de Artilharia de Campanha no triênio 1998-2000”, destacou Mourão. Ele também foi escolhido pelo 27º GAC para receber a 1ª Medalha do Mérito Monte Caseros. A homenagem será designada àqueles que contribuíram com relevantes atividades no “Grupo Monte Caseros”. 

À tarde, o vice-presidente da República esteve em Cruz Alta, onde participou da inauguração do Pátio Histórico dos Canhões. A solenidade integrou as comemorações dos 200 anos da cidade. Um desfile com 200 militares do Exército brasileiro portando bandeiras dos municípios originários da genealogia de Cruz Alta, representando seus filhos, bisnetos, trinetos e tataranetos, fez o trajeto do Palácio da Intendência até o quartel.

A prefeita Paula Rubin Facco Librelotto agradeceu ao Exército pela participação ativa na construção da cidade, com a criação de identidade, desenvolvimento econômico e cultural do município. Destacou que os armamentos que integram o Pátio dos Canhões representam conquistas e batalhas do país e são um grande presente para a cidade. 

Paula Librelotto fez a entrega da Medalha Pinheiro Machado, a mais alta honraria do município, ao vice-presidente e ao general de Brigada, Moisés da Paixão Júnior, comandante da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão do Exército. Em referência ao município, Mourão destacou a longa trajetória que é completar 200 anos. 

*Com informações do repórter Felipe Dorneles


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.