Presidente da Famurs participa da 54ª Romaria aos Beatos Manuel e Adílio em Nonoai

 

O Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira, participou, nesta manhã (20/05), da 54ª Edição da Romaria aos Beatos Manuel e Adílio e a Nossa Senhora da Luz, no município de Nonoai.
Durante a Romaria, que ocorre anualmente no terceiro domingo de maio, milhares de devotos aos beatos Manuel e Adílio e a Nossa Senhora da Luz participaram das cerimônias religiosas. Nesta edição a área central do município de Nonoai se transformou, em um espaço de fé e devoção. Participam deste evento religioso, pessoas que se deslocam principalmente da região Oeste de Santa Catarina e do Norte do Rio Grande do Sul para pedir ou agradecer graças alcançadas.

De acordo com o Presidente Salmo o município de Nonoai tem um grande potencial turístico devido a religiosidade deste povo que acredita na intercessão dos Beatos. Em virtude da capacidade turística da região, a Famurs juntamente com a Fundação Milton Campos (FMC) estará realizando em Nonoai, na próxima segunda-feira (28), um seminário regional com abordagem ao tema “Governança, Turismo e Cultura: Desafio dos Gaúchos”. O objetivo é desenvolver toda a região norte do Rio Grande do Sul e envolver o Oeste de Santa Catarina com sua logística e a infraestrutura que oferece, principalmente o Aeroporto de Chapecó – SC.

A Famurs e a FMC estarão oportunizando que as forças empresariais desta região possam debater o turismo de forma conjunta. “Para este painel, de forma muito especial, estaremos levando o ex-prefeito de Gramado, Nestor Tissot, que apresentará as práticas implementadas na Serra Gaúcha, o que resultou no desenvolvimento da região. Inclusive, destaca-se que a Serra é, se não o primeiro, o segundo destino mais cobiçado dos turistas no Brasil”, anunciou o presidente. Ele completa ainda que, “o turismo é a indústria sem chaminé que gera muito dinheiro e oportunidades de negócios a curto prazo. Quem visita uma cidade turística, por exemplo, acaba movimentando uma cadeia produtiva extraordinária. Porque ele gasta no posto de combustível, na padaria ou na contratação da prestação de serviços. Por isso, se faz necessário fé e ação. Ou seja, precisamos criar um plano estratégico e apresentar para os órgãos públicos e os empresários e a sociedade civil organizada da região para participar e efetivamente tornar uma realidade”, finalizou o presidente Salmo, que é natural de Nonoai.

Calendário de Seminários pré-agendados:
27/04- São Miguel das Missões;
16/05- Santiago;
28/05- Nonoai;
08/06- São Francisco de Paula;
15/06- Santa Rosa;
19/06- Imigrante;
12/07- Bom Jesus;
15/08- Tenente Portela;
31/08- Sarandi;
27/09- Novo Hamburgo;

Texto e fotos: Manuel Gaboardi
Presidente da Famurs participa da 54ª Romaria aos Beatos Manuel e Adílio em Nonoai Presidente da Famurs participa da 54ª Romaria aos Beatos Manuel e Adílio em Nonoai Reviewed by In Foco RS on segunda-feira, maio 21, 2018 Rating: 5