Início Notícia Voltar

Leite recebe embaixador do Japão e diz que RS busca ambiente de negócios mais atrativo

Yamada explicou que o Japão quer difundir a prática do judô nas escolas brasileiras e, para isso, pediu apoio do governo gaúcho



22/06/2019 19:23 por Suzy Scarton

CapaNoticia

Embaixador pediu que Leite demonstre apoio às empresas japonesas já instaladas no RS - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Banner Topo

O governador Eduardo Leite recebeu, na manhã desta sexta-feira (21/6), a visita institucional do embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada. Embaixador em Brasília desde 2017, Yamada já esteve no Rio Grande do Sul três vezes. O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, o secretário da Educação, Faisal Karam, e o secretário do Esporte e Lazer, João Derly, acompanharam a reunião.

O diplomata elogiou a trajetória política de Leite, destacando a juventude do governador, e pediu que o Estado demonstre apoio às empresas japonesas já instaladas no RS. “Essa é a melhor forma de atrair novos investidores japoneses ao Estado”, comentou Yamada.

O governador garantiu que o Estado está aberto a tudo que for necessário para que outras empresas se sintam à vontade para investir. “Estamos trabalhando para que o ambiente oferecido pelo RS esteja o mais aberto possível a novos investimentos, dando as condições necessárias para que empresários encontrem um ambiente acolhedor”, explicou.

Leite também relatou que esteve recentemente nos Estados Unidos, na Inglaterra e no Chile apresentando as oportunidades de negócio oferecidas pelo Estado. Ao embaixador, apresentou um vídeo institucional com uma síntese daquilo que o RS oferece.

 

Uma parceria entre o Japão e o Rio Grande do Sul no âmbito educacional e esportivo também vem sendo sugerida pelo governo japonês, que pretende difundir a prática do judô nas escolas brasileiras.

“As artes marciais têm influência até na questão da segurança pública, uma vez que desenvolvem senso de valores e de disciplina entre crianças e jovens”, comentou o embaixador. Leite deixou o secretário João Derly à disposição para que as conversas sobre o assunto prossigam. 

Yamada lembrou que, neste ano, o RS e a província de Shiga, no Japão, celebram 39 anos de irmandade. O embaixador convidou o governador a participar do Festival do Japão, celebrado anualmente em agosto em Porto Alegre.

O terceiro secretário da Embaixada do Japão em Brasília, Hirokuni Horinouchi, o cônsul do Escritório Consular do Japão em Porto Alegre, Takashi Kondo, o gerente de assuntos governamentais da Toyota do Brasil, Thiago Sugahara, o coordenador de assuntos governamentais da Toyota do Brasil, Luís Gustavo Dias, e o representante da UBE La2N America Serviços Ltda., Sentaro Kongo, acompanharam o embaixador na visita ao governador.


Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.