Urna funerária de grupo pré-colonial é encontrada às margens do Rio Uruguai

 
Urna funerária de grupo pré-colonial é encontrada às margens do Rio Uruguai no Oeste de SC. — Foto: Unochapecó/Divulgação
Na última semana, uma urna funerária que pertenceu a povos pré-coloniais foi escavada às margens do Rio Uruguai em Itapiranga, no Oeste catarinense. O trabalho foi feito pelo Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom), da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Segundo a coordenadora do Ceom, professora Miriam Carbonera, o objeto era de grupos conhecidos como tupiguarani ou guarani, que viveram na região entre mil e 500 anos atrás.



Trata-se de um conjunto funerário composto por uma urna de cerâmica lisa e um vaso de cerâmica com decoração, usado como tampa. Dentro, foram encontrados dentes, que indicam que se tratava de um jovem, disse a coordenadora.

A escavação foi concluída no fim de semana. Em dezembro, um homem lavrava a terra quando bateu com a máquina na tampa da urna. Conhecidos da coordenadora que ficaram sabendo do ocorrido comunicaram a ela. Em seguida, a professora pediu que não fosse feita a remoção completa.

No mês seguinte, a coordenadora conseguiu autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para fazer a escavação no local.


Esta é a terceira urna encontrada e escavada pela equipe do Ceom. Agora será feita a reconstituição no laboratório do órgão e posteriormente a análise do material. Depois, será publicado um artigo sobre o objeto, segundo a coordenadora.

Após esse processo, o conjunto funerário fará parte do acervo do Ceom e poderá ser utilizado para exposições e novas pesquisas.

*CLICRDC


Urna funerária de grupo pré-colonial é encontrada às margens do Rio Uruguai Urna funerária de grupo pré-colonial é encontrada às margens do Rio Uruguai Reviewed by In Foco RS on quarta-feira, fevereiro 13, 2019 Rating: 5