Recomeçam obras no entorno da usina hidrelétrica Foz do Chapecó

 
Foto: Acervo Foz do Chapecó

Neste mês de fevereiro, a Foz do Chapecó Energia vai dar prosseguimento as obras no entorno da usina. Os trabalhos serão concentrados na retirada da parte submersa do muro intermediário do vertedouro, interrompido em 2018 devido ao período de chuvas. Durante as atividades, a usina vai operar sem restrições e com todos os requisitos de segurança. “O muro a ser removido foi um dispositivo utilizado na construção da hidrelétrica e não tem nenhuma função estrutural nem operacional. Decidimos retirar por precaução e para evitar manutenções no futuro”, explica o diretor da empresa, Otávio Luiz Rennó Grilo.



Como a retirada da parte submersa do muro têm que ser feita a seco, será construída uma ensecadeira (barreira de barro e pedra) provisória em frente ao vertedouro. Após a obra, que deve durar três meses, essa barreira será retirada. Para garantir a vazão mínima de água abaixo da barragem, foi construído um canal ao lado do vertedouro, que permitirá a manutenção das condições ambientais.

A obra é uma iniciativa que se soma a outras já concluídas e que aumentam ainda mais a segurança da usina Foz do Chapecó, como o reforço da barragem, a construção do canal e melhorias no traçado da rodovia ACH-050, que liga Águas de Chapecó e Alpestre.

Apesar de estarem previstas apenas paralizações pontuais na rodovia, que serão avisadas para a comunidade por meio de boletins de rádio, a Foz do Chapecó Energia solicita atenção especial para quem trafega no local. A via estará sinalizada e é solicitada atenção do motorista que trafega sobre a barragem.

Mais informações no www.fozdochapeco.com.br, no item imprensa ou pelo (48) 3029.5093.

Claudia De Conto/Foz do Chapecó
Recomeçam obras no entorno da usina hidrelétrica Foz do Chapecó Recomeçam obras no entorno da usina hidrelétrica Foz do Chapecó Reviewed by In Foco RS on sexta-feira, fevereiro 15, 2019 Rating: 5