Jeronimense Marco Antônio Couto é o novo delegado penitenciário da região de Passo Fundo - Portal de Notícias - In Foco RS



Jeronimense Marco Antônio Couto é o novo delegado penitenciário da região de Passo Fundo

 
Marco Antônio Couto assumiu a 4ª DPR de Passo Fundo
Pouco depois de ter assumido a equipe de intervenção no Presídio Regional de Passo Fundo após a fuga de 17 apenados, ocorrida no final do mês de janeiro, o jeronimense Marco Antônio Couto agora segue para nova missão na carreira. Aos 48 anos e próximo de se aposentar, ele assumiu o cargo de delegado interino e por tempo indeterminado a 4ª Delegacia Penitenciária Regional (4ª DPR), que abrange 12 casas prisionais na região de Passo Fundo. A nomeação aconteceu após o pedido feito pelo ex-titular para se retirar do cargo e solicitar transferência de região.

Entre as funções está a de lutar contra a falta de investimento na estrutura das casas prisionais - problema histórico recorrente de diversos governos anteriores - e a de devolver a autoestima dos servidores, que enfrentam dificuldades como o baixo efetivo funcional e por trabalhar em prisões superlotadas e com estruturas precárias. Além destes, as represálias sofridas durante escoltas, como a ocorrida no último domingo, quando um dos agentes penitenciários abastecia a viatura da Susepe e foi abordado por três homens armados com pistolas. O servidor conseguiu escapar e acionou a Brigada Militar, que fez buscas, mas não conseguiu prender os suspeitos. Ninguém ficou ferido.

Couto assume a 4ª DPR com a missão de encontrar medidas que possam dificultar possíveis tentativas de resgate de apenados e fugas, como a ocorrida no último sábado, no Presídio Estadual de Erechim, quando 13 presos conseguiram fugir por um buraco cavado dentro de uma das celas. Poucos dias antes a mesma casa prisional havia sido interditada parcialmente, e foi necessária a movimentação de 213 apenados, quando alguns foram colocados em prisão domiciliar monitorados por tornozeleiras eletrônicas.

- A região está com dificuldades de toda ordem, desde funcionários até a falta de manutenção nos estabelecimentos prisionais. Mas com o empenho da Superintendência, estamos fazendo manutenção pontual e necessária, assim como serão lotados novos servidores após a conclusão do curso em andamento e também o remanejo de servidores que estão pedindo transferência para a 4ª DPR – salienta o novo delegado penitenciário.


O QUE ELE DISSE


“Como delegado estamos aglutinando o grupo de todas as 12 casas prisionais tentando buscar soluções para as mais diferentes dificuldades, além de difundir a necessidade de comunicação com os demais órgãos da Segurança Pública, somando esforços para obter resultados”.
Marco Antônio Couto, delegado interino da 4ª Delegacia Penitenciária Regional, sobre os projetos a serem desenvolvidos em sua gestão.

Portal de Notícias 
Jeronimense Marco Antônio Couto é o novo delegado penitenciário da região de Passo Fundo Jeronimense Marco Antônio Couto é o novo delegado penitenciário da região de Passo Fundo Reviewed by In Foco RS on segunda-feira, fevereiro 18, 2019 Rating: 5