Iraí registra caso de dengue “importada” de outro estado - Portal de Notícias - In Foco RS



Iraí registra caso de dengue “importada” de outro estado

 

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o primeiro caso de dengue “importada” no município. A doença foi contraída por uma moradora de Iraí que viajou para outro estado, e ao retornar apresentou os sintomas da doença. A paciente já foi medicada e continua sendo monitorada e acompanhada pelos profissionais da Unidade Básica de Saúde.


Este é o primeiro caso de dengue no município, mesmo sendo importado, a Secretaria reforça o alerta para a população tomar os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. Além da dengue, o Aedes aegypti é o responsável pela transmissão da zika e chikungunya. O inseto tem, em média, menos de um centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, na cabeça e no corpo. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada, que é onde ele deposita os ovos. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do inseto. Entre as medidas, recomenda-se:

- Tampar caixas d'água, tonéis e latões;

- Guardar garrafas vazias viradas para baixo;

- Guardar pneus sob abrigos;

- Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia;

- Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;

- Manter lixeiras fechadas;

- Manter piscinas tratadas o ano inteiro.

 - Ainda como medida de proteção/prevenção é recomendável o uso de repelente.

Os principais sintomas da dengue são:

- Febre alta (maior que 38.5°C), de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias;

- Dores musculares intensas;

- Dor ao movimentar os olhos;

- Mal-estar;

- Falta de apetite;

- Dor de cabeça;

- Manchas vermelhas no corpo;

- Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

AI
Iraí registra caso de dengue “importada” de outro estado Iraí registra caso de dengue “importada” de outro estado Reviewed by In Foco RS on quinta-feira, fevereiro 21, 2019 Rating: 5