Caso confirmado de Dengue em Erval Seco liga alerta na região - Portal de Notícias - In Foco RS



Caso confirmado de Dengue em Erval Seco liga alerta na região

 
Mosquito pode se proliferar em qualquer lugar que tenha água parada - Arquivo Folha
O quarto caso confirmado de Dengue no Rio Grande do Sul é de Erval Seco e mesmo com todas as medidas de bloqueio da transmissão viral já realizadas as autoridades em saúde da região seguem em alerta devido ao alto índice de infestação.

No ultimo levantamento feito pela 19ª Coordenadoria Regional de Saúde, que compreende 26 municípios, 17 apresentavam médio risco para surto de Dengue devido o índice de infestação estar de médio a alto. “Fizemos tudo o que é possível para evitar mais casos. Foi usado fumacê, para eliminação dos mosquitos alados e os agentes do município estão fazendo um mutirão nas residências do município para eliminar os focos. Até agora parece ser um caso isolado por isso acreditamos que não tenha sido contraído no município, mas como ela não saiu do estado é um caso autóctone”, salientou o médico veterinário e coordenador de Vigilância Ambiental da 19ª CRS, Mauro Dornelles.


O secretário municipal de saúde, Sandro Graff, disse que outros quatro casos suspeitos foram encaminhados para analise do Laboratório Central do Estado um deu negativo e outros três estão sendo analisados. “No dia em que chegou o resultado a gente já foi até a comunidade da vila Arco Íris com os agentes de saúde e agentes de endemias. São pelo menos 100 residências que foram visitadas e foi passado orientação, mas a comunidade precisa fazer a sua parte. Temos alto índice de infestação no município, foram encontrados muitos focos durante essa vistoria por isso salientamos o papel da comunidade. Um gesto simples que pode evitar um surto”, pediu o responsável pela pasta.

Sob determinação do prefeito Leonir Koche os agentes estão constantemente visitando também as residências do centro e de outras comunidades do interior. “O município está em alerta máximo, para evitar que mais pessoas fiquem doentes”, salientou.

Dorneles lembra que pela proximidade dos municípios é importante que os demais também intensifiquem as ações de eliminação dos focos para evitar a doença.

Sintomas e sinais de alerta


Se você sentir febre, náuseas e vômitos, dor de cabeça e no fundo dos olhos, manchas vermelhas na pele, mal-estar e cansaço extremo, dor abdominal, nos ossos e nas articulações, procure ajuda médica.

Recomendações

1- Destruição dos locais reprodução. O mosquito Aedes aegypti reproduz principalmente em água parada.

2- Proteção da casa.  o Aedes aegypti costuma picar dentro de casa. Portanto, redes de proteção nas portas e janelas da residência ou ao redor das camas evitam o contato do mosquito.

3- Inseticida. O uso de inseticidas é eficaz contra o Aedes aegypti. Espirrar esse produto diariamente nos quartos e salas, ou utilize os conectados à energia elétrica.

4- Use repelente.

Caso confirmado de Dengue em Erval Seco liga alerta na região Caso confirmado de Dengue em Erval Seco liga alerta na região Reviewed by In Foco RS on quinta-feira, fevereiro 14, 2019 Rating: 5