Aos 98 anos, ex-combatente da Segunda Guerra Mundial morre em Planalto

 

Morreu em Planalto, no Norte do RS, por volta das 7h desta segunda-feira, 14 de janeiro, o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, João Beregula, 98 anos, até então o último pracinha vivo dos seis que residiram no município. Ele se encontrava em casa e seu falecimento ainda não teve causa confirmada. A família suspeita que tenha sido em decorrência de um enfarte.

Natural de Erechim, Beregula serviu o Exército Brasileiro entre 1941 e 1945. “Foram oito meses na linha de fogo, passamos três dias sem comer, sem beber água. Mas não conseguimos deixar de dormir. Você está na lama, sabe que pode morrer, mas você dorme. Chega um ponto que não tem como resistir”, relembrou Beregula em entrevista ao Folha do Noroeste no ano passado.

Em 23 de maio de 2018, ele recebeu uma homenagem do Exército em comemoração à data do término da batalha, o chamado Dia da Vitória, celebrado em 8 de maio. A Medalha da Vitória veio como uma distinção e um reconhecimento pelos serviços prestados ao país e, em especial, ao Ministério da Defesa no cumprimento de suas atribuições constitucionais.

A Administração municipal de Planalto emitiu nota de pesar em razão de sua morte. O corpo está sendo velado na Capela Mortuária Santo Antônio e deve ser sepultado no cemitério municipal às 9h de terça-feira, 15. Avô da esposa do secretário municipal de Administração, Geferson Giacobbo, Beregula morava há 35 anos em Planalto.

*Cristiane Luza/Folha no Noroeste




Aos 98 anos, ex-combatente da Segunda Guerra Mundial morre em Planalto Aos 98 anos, ex-combatente da Segunda Guerra Mundial morre em Planalto Reviewed by In Foco RS on segunda-feira, janeiro 14, 2019 Rating: 5