Detran do RS confirma início do emplacamento no padrão Mercosul em 17 de dezembro

 
Primeiras placas do padrão Mercosul foram instaladas no Rio de Janeiro — Foto: Ministério das Cidades
O prazo para o início do emplacamento de veículos no padrão Mercosul no Rio Grande do Sul foi prorrogado para o dia 17 de dezembro, conforme anúncio do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nessa sexta-feira (30). A medida estava prevista para entrar em vigor no próximo sábado (1), mas foi adiada mediante pedidos dos Detrans – incluindo o gaúcho.

Agora, haverá um calendário entre os estados brasileiros para realizarem a mudança, com datas escalonadas de 3 a 31 de dezembro.

O motivo do pedido dos Detrans é o baixo número de empresas aptas a confeccionar as placas. No RS, por exemplo, são duas as empresas cadastradas para fabricar as chapas-base e 84 para estampar. No entanto, nem todas concluíram o processo de credenciamento junto ao departamento, conforme o Detran-RS.

A mudança do modelo das placas para unificar os veículos do Mercosul está prevista em regramento federal. A placa será obrigatória somente para os veículos novos a serem registrados, em processo de transferência de município ou de propriedade, ou quando houver a necessidade de substituição das placas (por perda, por exemplo).

As placas de modelo atual (cinza) terão data limite para se adaptar, poderão circular normalmente com a placa atual.

G1RS
Detran do RS confirma início do emplacamento no padrão Mercosul em 17 de dezembro Detran do RS confirma início do emplacamento no padrão Mercosul em 17 de dezembro Reviewed by In Foco RS on sábado, dezembro 01, 2018 Rating: 5