Primeiro hospital clínico do RS é inaugurado em Ametista do Sul

 
Fotos: Marcos Silva/Folha do Noroeste

O Hospital São Gabriel, de Ametista do Sul, vive uma nova fase. Após enfrentar dificuldades para manter as atividades, em virtude da necessidade de adequações frente às exigências da Vigilância Sanitária – o que resultou em cinco anos sem alvará de funcionamento e interdição temporária dos serviços de pronto socorro e permanente do bloco cirúrgico e sala de parto –,  a casa de saúde inaugurou nesta quinta-feira, 29, as várias adequações realizadas no prédio.

O projeto de reforma, aprovado em maio do ano passado, conta com obras divididas em três etapas. Primeiramente, foi adequada a porta de entrada, onde funcionam os serviços de recepção, urgência e emergência, atendimento ambulatorial e central de esterilização. A segunda fase contemplou a cozinha, lavanderia, vestiários, fachada e estacionamento. Ainda há a terceira etapa, que vai realizar melhorias no setor de internação.

Os investimentos foram possíveis a partir de recursos da prefeitura, doações individuais da comunidade, de instituições como Sicredi e Creluz, e da comissão organizadora da Expopedras. “Quando compramos o hospital fomos chamados de ‘loucos’ porque poderíamos estar comprando algo que poderia acabar fechando. Mas precisávamos tomar uma providência e, com aprovação da comunidade, recuperamos o hospital. Aos poucos vamos buscar as demais melhorias necessárias”, disse o prefeito de Ametista do Sul, Gilmar da Silva.

O coordenador da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde (19ª CRS), Fernando Panosso, destacou que as mudanças são exigidas conforme as alterações da lei, visando a prestação de um atendimento qualificado na área da saúde. “O pronto socorro, por exemplo, tinha problemas de fluxo. Apesar da inexistência de contrato entre as partes, o Estado, em nenhum momento, deixou de pagar os serviços ambulatoriais e de internação, porque o atendimento à população é uma prioridade. Agora, estamos na fase de finalização do contrato e vou  me esforçar para que a assinatura ocorra ainda este ano”, garantiu.

Também se manifestou o presidente do Hospital São Gabriel, Gilmar Bertuoli, agradecendo ao apoio da comunidade. Houve bênção das instalações pelo pároco, padre Gilberto Giacomoni e pelo pastor, Gilson Vargas. Após, os convidados puderam conhecer as áreas que foram reformadas.

Atualmente, o hospital conta com cinco médicos e 15 funcionários que garantem o atendimento básico.

Márcia Sarmento/Folha do Noroeste
















Primeiro hospital clínico do RS é inaugurado em Ametista do Sul Primeiro hospital clínico do RS é inaugurado em Ametista do Sul Reviewed by In Foco RS on sexta-feira, novembro 30, 2018 Rating: 5