Geólogo fala em "pequeno terremoto" em Caxias do Sul

 
Celso Sgorla / Especial / CP
Um fenômeno incomum chamou a atenção da comunidade de Caxias do Sul no final da noite dessa segunda-feira. Tremores foram sentidos e relatados em pelo menos 10 bairros da cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os registros começaram a aparecer por volta das 21h. Consultado pela reportagem, o geólogo Nério Susin disse acreditar que um pequeno terremoto tenha ocorrido na região.

Susin explicou que pequenos tremores são comuns pela acomodação do terreno. Ele lembrou já foram registrados na cidade na década de 1970, e depois nos anos de 2006, 2007 e 2008. Segundo o geólogo, um sismógrafo chegou a ser trazido para Caxias para fazer medições, e nada de anormal foi detectado.

Susin afirma que não há motivo para preocupação por parte da população e salienta que, pelas características geológicas da Serra Gaúcha, a possibilidade de causar estragos é muito pequena. Ainda hoje pela manhã geólogos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente devem dar mais informações sobre os motivos dos tremores de terra.

Bombeiros irão investigar 

A partir desta terça-feira, o Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul e órgãos tentam apurar as causas dos tremores de terra. Na noite dessa segunda, os bombeiros receberam inúmeras chamadas na noite de moradores de pelo menos dez bairros. Os relatos partiram dos bairros Petrópolis, Bela Vista Cruzeiro, Presidente Vargas, Sagrada Família, Saint Etiene Interlagos, Delazzer parte do bairro De Lourdes, Jardim América e Centro.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros não houve nenhum registro de rachaduras ou qualquer outro dano em prédios ou residências. Moradores de alguns dos bairros atingidos relatam que ouviram uma espécie de explosão e muitas saíram para a rua.

A estudante Mariana Ávila, que frequenta o período da noite na Universidade de Caxias do Sul, que fica no bairro Petrópolis, conta que estava em sala de aula quando todos os colegas perceberam os tremores. Ela relata que foram três em sequência. O primeiro por volta das 21h05min, um segundo cinco minutos depois e o terceiro cerca de 10 minutos mais tarde.(Fonte: Correio do Povo)
Geólogo fala em "pequeno terremoto" em Caxias do Sul Geólogo fala em "pequeno terremoto" em Caxias do Sul Reviewed by Delonice Barbosa on terça-feira, novembro 13, 2018 Rating: 5