RS sobe duas posições no Ranking de Gestão e Competitividade dos estados

 

O Centro de Lideranças Públicas (CLP) divulgou nesta sexta-feira (14), na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, o Ranking de Gestão e Competitividade dos Estados. No balanço, o Rio Grande do Sul melhorou seus indicadores e conquistou duas colocações em relação ao ano passado.

A divulgação do Ranking e a entrega do Prêmio Excelência em Competitividade (Destaque Boas Práticas) contou com a participação do secretário de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Josué Barbosa, e da secretária adjunta e diretora do Departamento de Monitoramento de Resultados da SPGG, Melissa Custódio.

Dimensionado como destaque frente aos indicadores avaliados, o RS subiu cinco posições na categoria Sustentabilidade Ambiental, quatro em Infraestrutura e Capital Humano e duas em Educação.

Conforme o titular da SPGG, Josué Barbosa, foram avaliados 68 indicadores, onde o RS subiu do 7º para o 5º lugar geral. “Esse resultado indica que estamos evoluindo em competitividade, ficando à frente de importantes estados do país”, ressaltou.

Para Melissa Custódio, a melhoria no ranking é reflexo das boas práticas implantadas no estado por meio da Sistemática de Governança e Gestão. “Somos um dos estados que mais subiram no ranking. Isso ocorre em função do trabalho e dedicação de todos que compreenderam a importância da gestão para a eficiência dos serviços entregues à população.”

O ranking é um levantamento feito pelo Centro de Liderança Pública e contou com a pesquisa técnica da Tendências Consultoria e da Economist Intelligence Unit. Por meio dele, se analisou a capacidade competitiva das 26 unidades federativas e do Distrito Federal na observância de indicadores de abrangência nacional separados em 10 pilares, que servem para balizar os gestores públicos de cada estado a fim de que alcancem a excelência na gestão.

A premiação também destacou a Sistemática de Governança e Gestão, implantada pelo governo, por meio da SPGG, como uma das seis melhores iniciativas de gestão do Brasil. O projeto foi selecionado dentre 90 políticas públicas avaliadas.



*Gustavo Rech Ascom/SPGG
RS sobe duas posições no Ranking de Gestão e Competitividade dos estados RS sobe duas posições no Ranking de Gestão e Competitividade dos estados Reviewed by In Foco RS on domingo, setembro 16, 2018 Rating: 5