Palmeiras vence fora de casa e afunda Chapecoense na zona de rebaixamento

 

O Palmeiras visitou a Chapecoense na noite deste domingo (02), na Arena Condá, em Chapecó (SC), pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de Hyoran e Borja, o Verdão venceu por 2 a 1 na casa do rival e chegou a 40 pontos na tabela, atualmente na 5ª posição (mesmos 40 pontos do Grêmio, 4º colocado, de quem está atrás no saldo de gols por apenas um tento). O time do técnico Luiz Felipe Scolari, com isso, está a apenas seis pontos do líder, São Paulo.

O triunfo alviverde pôs fim a uma sequência invicta que a Chapecoense defendia em casa. Jogando em casa, o time catarinense não havia perdido nenhuma partida sequer neste Campeonato Brasileiro – até então, eram quatro vitórias e cinco empates. Vale lembrar que, neste ano, o Maior Campeão do Brasil já havia quebrado séries invictas de mandantes como Corinthians, Grêmio e Boca Juniors.

De quebra, o resultado positivo diante da Chapecoense fez com que o Verdão ampliasse sua série de invencibilidade fora de casa para seis jogos. Neste período, foram três vitórias (Cerro Porteño-PAR, Vitória e, agora, Chapecoense) e três empates (Bahia, América-MG e Internacional).

O Palmeiras iniciou a rodada como dono de marcas coletivas impressionantes no Brasileirão 2018. De acordo com dados do Footstats, o Maior Campeão do Brasil começou a 22ª rodada como o time que mais dribla no Campeonato Brasileiro: foram 88 fintas certas aplicadas até o encerramento da 21ª rodada – uma a mais do que o Internacional, segundo colocado no quesito. Além disso, o desarme é outro fundamento no qual o Alviverde se destaca coletivamente: a equipe de Felipão lidera o ranking do Nacional, com 489 botes, contra 457 do segundo colocado, Flamengo – estes dados, do Footstats, também estão atualizados até a abertura da 22ª rodada.

E não são só os feitos coletivos que chamam a atenção. Individualmente, alguns jogadores se destacaram diante neste domingo (02). Autor do primeiro gol palestrino, Hyoran é uma das peças do Verdão que vem sendo aproveitada no time em 2018 – o meio-campista já soma 25 jogos e sete gols pelo Verdão nesta temporada (já considerando o tento marcado hoje, diante da Chapecoense). Curiosamente, o ex-clube do camisa 28 é justamente a Chape, de onde o jogador se transferiu para o Maior Campeão do Brasil para iniciar a temporada de 2017.

Felipe Melo foi outro jogador que se destacou no duelo. Além da assistência para o gol de Hyoran e de ter colocado uma bola na trave nos minutos inciiais do prélio, o jogador atuou no meio de campo, mais adiantado do que habitualmente, e não decepcionou. De acordo com dados do Footstats, o Pitbull do Verdão, como é chamado, figura em quinto lugar da lista de jogadores com mais viradas de bola no Brasileiro, com 18 lançamentos ao todo – vale lembrar que as estatísticas estão atualizadas até a abertura da rodada.

Enquanto isso, Borja aumentou seu número de gols na artilharia do time na temporada. Com o tento de hoje, diante da Chapecoense, o colombiano chegou a 18 bolas na rede em 2018. Ao todo, o jogador soma 72 duelos com a camisa palmeirense e 28 gols marcados.

Outros jogadores também tiveram algo a mais a comemorar além do resultado positivo. Thiago Santos é um deles: o camisa 5 voltou a atuar como titular nesta temporada e mostrou um bom desempenho, sobretudo, no que diz respeito aos desarmes aplicados sobre seus adversários. De acordo com o Footstats, no domingo passado (26/08), contra o Internacional (21ª rodada), o volante alviverde igualou o recorde do flamenguista Cuellar no quesito de maior número de interceptações em um único jogo do Brasileirão 2018. Ou seja: sozinho, o camisa 5 palestrino interceptou seus adversários por incríveis dez vezes. Antes de Thiago Santos, o colombiano rubro-negro, até então, era dono isolado da marca, adquirida no Fluminense x Flamengo válido pela 10ª rodada do torneio nacional.

Willian, Lucas Lima e Bruno Henrique também não podem ficar de fora deste grupo que detém marcas positivas. O atacante, dono da camisa 29, segue como o artilheiro do time no Brasileirão, com sete gols, e líder do posto de jogadores palmeirenses com mais partidas em 2018: são 48 duelos. Enquanto isso, os meio-campistas Lucas Lima e Bruno Henrique seguem como os atletas do grupo alviverde que mais atuaram neste BR-18: 20 partidas, de 22 possíveis. O camisa 19 só não atuou diante da Chapecoense, pela 3ª rodada do Nacional, e do Ceará, pela 11ª rodada, enquanto o camisa 20 só não marcou presença apenas frente o São Paulo, na 9ª rodada do Brasileiro, e o Atlético-MG, pela 14ª rodada. Vale lembrar que Lucas Lima, aliás, é o principal garçom do time no ano, com dez assistências.

Os próximos três compromissos do Verdão serão disputados em seus domínios, no Allianz Parque: na próxima quarta-feira (05/09), contra o Atlético-PR, às 21h, pela 23ª rodada do Brasileirão, no dia 09/09 (domingo), contra o Corinthians, às 16h, pela 24ª rodada, e em 12/09 (quarta-feira), às 21h45, diante do Cruzeiro, pelas semifinais da Copa do Brasil (jogo de ida).

*Palmeiras
Palmeiras vence fora de casa e afunda Chapecoense na zona de rebaixamento Palmeiras vence fora de casa e afunda Chapecoense na zona de rebaixamento Reviewed by In Foco RS on domingo, setembro 02, 2018 Rating: 5