RS terá frio e instabilidade nesta segunda-feira

 

A circulação de umidade de um centro de baixa pressão traz muitas nuvens nesta segunda-feira para a Metade Leste com chuva e garoa no decorrer do dia. Espera-se instabilidade nos vales, na Grande Porto Alegre, Capital, Serra e Aparados, Litorais Sul e Norte, no Sul e em parte do Centro do Estado. Em alguns pontos podem ocorrer até períodos de chuva moderada a forte.

Já na Metade Oeste, o tempo seco predomina com aberturas de sol, principalmente mais a Oeste. O vento deve enfraquecer, mas sopra moderado por vezes no Leste gaúcho. A temperatura não muda muito e continua baixa.

As mínimas rondam os 3°C em São José dos Ausentes e os 6°C em Caxias do Sul. As máximas, por sua vez, não passam dos 14°C em Uruguaiana e dos 16°C em Torres. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 10°C e 13°C.

O início da manhã deste domingo em Porto Alegre teve uma imagem impressionante do céu azul sobre a área central da cidade com uma “barra” de nuvens escuras no horizonte. O que houve foi uma “brecha” da nebulosidade sobre a Capital e o avanço de uma camada de nuvens associadas à circulação de umidade de um sistema de baixa pressão na costa.

Depois do sol do amanhecer e parte da manhã, a nebulosidade predominou com tempo nublado a encoberto em Porto Alegre, a temperatura máxima não superou 14ºC na área do aeroporto. Outro destaque do dia, também efeito da área de baixa pressão na costa, foi o vento que soprou moderado e em alguns momentos até com rajadas fortes desde a madrugada.

No interior, a interação entre nebulosidade e ar frio trouxe uma tarde de temperatura baixa com marcas de 10ºC a 13ºC na maioria das regiões. Apesar de gradualmente se distanciar do Rio Grande do Sul, o centro de baixa pressão sobre o Atlântico ainda influenciará o tempo nesta segunda-feira.

*Informações METSUL/CP
RS terá frio e instabilidade nesta segunda-feira RS terá frio e instabilidade nesta segunda-feira Reviewed by In Foco RS on domingo, julho 08, 2018 Rating: 5