Municípios da região participam de capacitação em Chapecó

 

Representantes de 14 municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, abrangidos pela usina hidrelétrica Foz do Chapecó, participaram nesta quinta-feira, 5, de um workshop para desenvolver projetos e captar recursos via leis de incentivos fiscais. O evento foi realizado pela Foz do Chapecó Energia, teve o apoio da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) e foi ministrado pela Incentive Projetos. Cerca de 40 pessoas participaram.

O objetivo é capacitar entidades públicas para que  desenvolvam projetos vinculados a mecanismos de leis de incentivos fiscais como a Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), Fundos do Idoso e da Criança e Adolescência (FIA), Lei de Incentivo ao Esporte, Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD). “Nós destinamos anualmente recursos para esses mecanismos e sentimos que há mais espaço para os municípios participarem. Essa atualmente é a nossa forma de contribuir para o desenvolvimento local”, informa o diretor da empresa, Otávio Luiz Rennó Grilo.

Durante a capacitação, os participantes indicados pelas administrações municipais, receberam informações sobre os quesitos de enquadramento de cada projeto, elaboração da proposta e a documentação necessária, cadastro do documento em cada um dos mecanismos, acompanhamento da tramitação, como captar recursos e prestação de contas.

As leis de incentivos fiscais são mecanismos criados para incentivar áreas como cultura, esporte e social. Na prática, o Governo abre mão de uma parte do imposto pago por empresas e pessoas para que esse recurso seja investido em projetos que melhorem a qualidade de vida e o desenvolvimento das comunidades.

Municípios abrangidos: Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Guatambu, Chapecó, Paial, Itá, São Carlos e Palmitos, em Santa Catarina. Alpestre, Rio dos Índios, Nonoai, Faxinalzinho, Erval Grande e Itatiba do Sul, no Rio Grande do Sul.

Claudia De Conto

Municípios da região participam de capacitação em Chapecó Municípios da região participam de capacitação em Chapecó Reviewed by In Foco RS on quinta-feira, julho 05, 2018 Rating: 5