Ministro da Saúde diz que água originou surto; prefeito de Santa Maria vê declaração irresponsável

 
Casos de toxoplamose passam de 500 em Santa Maria (Foto: Reprodução/RBSTV)
O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, confirmou nesta quinta-feira (21) que a causa do surto de toxoplasmose em Santa Maria tem origem na água. No entanto, disse que ainda é investigado se a contaminação aconteceu por meio do lençol freático, ou pela água fornecida pela rede de abastecimento da Corsan.

O balanço mais recente divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul aponta que foram confirmados 569 casos em 2018. O pico de registros ocorreu entre março e abril, sem novos casos confirmados com data de início de sintomas depois do dia 10 de maio.

O total de notificações chega a 1.430, sendo que 1.103 foram identificados como casos suspeitos. Seguem em investigação 312.

"A origem foi descoberta. Estamos vendo outro tipo de pesquisa para que possamos identificar como isso chegou na água que abastece Santa Maria [...] Veio da água. Isso foi confirmado por técnicos do próprio Ministério da Saúde que estiveram aí no Rio Grande do Sul. Nós estamos vendo agora como isso pode ter chegado na água", disse o ministro em entrevista à Rádio Gaúcha.

"Então, o que nós estamos trabalhando é para evitarmos a possibilidade de um novo surto, ou em qualquer lugar", continuou Occhi.

Prefeito reclama de irresponsabilidade

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobon, classificou como irresponsável a declaração do ministro da Saúde, e pediu que Occhi vá até a cidade, uma vez que a própria pastas havia negado, no começo da semana, que soubesse a origem do surto.

Ainda conforme o prefeito, até que a situação seja melhor esclarecida, a recomendação é ferver a água antes de beber, e não ingerir alimentos crus e carnes mal passadas.

A Corsan de Santa Maria se diz surpresa pela declaração do ministro. Já o órgão estadual de abastecimento acrescenta que ainda não tem posição oficial sobre o assunto, mas que o trabalho de investigação da fonte de contágio segue em andamento.

*Com informações do G1.
Ministro da Saúde diz que água originou surto; prefeito de Santa Maria vê declaração irresponsável Ministro da Saúde diz que água originou surto; prefeito de Santa Maria vê declaração irresponsável Reviewed by In Foco RS on quinta-feira, junho 21, 2018 Rating: 5