ERS-591: finalizado projeto topográfico para pavimentação de trecho

 
FOTO - Renato Padilha
A empresa responsável pela realização do projeto topográfico do trecho de, aproximadamente, 10 quilômetros na ERS-591, que liga os municípios de Frederico Westphalen – via Distrito de Castelinho – a Ametista do Sul finalizou o estudo. Conforme o prefeito de Ametista do Sul, Gilmar da Silva, na próxima semana, as prefeituras devem receber o resultado do processamento para definição do cronograma das outras fases que envolvem o convênio.

Em fevereiro, o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (Daer) autorizou  aos municípios realizarem, por sua conta, os projetos topográfico e técnico para asfaltamento do trecho ‘de chão’ da rodovia que liga as duas cidades, em virtude da inexistência de estudo em relação à demanda efetivado pela autarquia. Apesar de ser uma solicitação regional antiga, fruto de muitas revindicações ao governo do Estado pelos gestores municipais, na prática, nada estava formalizado prevendo a pavimentação do trajeto.

Após o exame do estudo topográfico, a URI-FW, por meio do curso de Engenharia Civil, dará sequência às etapas do projeto básico para pavimentação asfáltica, contemplando a geotecnia, geometria, infraestrutura, superestrutura e orçamento. De acordo com os professores William Cadore e Jean Ricardo Favaretto – que assume no próximo mês a coordenação do curso –, somente depois da análise do levantamento topográfico será possível estipular um prazo para finalização do trabalho.

– Estas etapas do pré-projeto antecedem o projeto executivo da obra e podem sofrer atualizações, de acordo com o andamento dos trabalhos, pois durante a obra vão aparecendo necessidades em virtude das variações naturais como o surgimento de uma nascente que não estava visível, por exemplo – esclarecem.

Importância da universidade


Com a inexistência de recursos públicos específicos para custeio destes projetos, o papel da universidade no processo será fundamental. As atividades vão ocorrer sem custos para os municípios e serão desenvolvidas por professores e alunos do curso de Engenharia Civil da URI-FW, por meio de projetos de extensão. “Assumimos esse desafio no final do ano passado, inserindo, mais uma vez, a instituição nas demandas regionais, o que é um dos compromissos da universidade comunitária. Será um trabalho conjunto com o Daer, pois vamos cumprir os requisitos que o órgão exige na execução do projeto”, complementam.

Importante salientar que ainda não foi garantido pelo Daer os valores necessários para a execução da obra, o que hoje gira em torno de R$ 20 milhões. Uma das supostas fontes de recursos poderia vir da renegociação da dívida do Estado, com a alocação de verba para a demanda, mas nada ainda foi definido oficialmente. “Destaca-se que esses projetos têm uma de data de validade, já que é necessária uma coerência entre a data de realização dos estudos e início das obras, devido às variações naturais do ambiente. É só a partir da liberação dos recursos que se faz o projeto executivo da obra”, esclarecem os professores.

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