Após cachorra morrer atropelada, gata adota e amamenta cães órfãos em Palmitinho

 
 Filhotes eram quase do mesmo tamanho da mãe adotiva - Arquivo da família
Instinto materno é o que não falta no mundo animal. Na linha Suquinho, em Palmitinho uma gata de um ano de idade adotou quatro cachorrinhos. Os animais tinham poucos dias quando a mãe morreu atropelada e a gatinha por puro instinto, adotou os filhotes.

– A gente ficou muito feliz quando vimos ela amamentando, num ato de puro amor. Se não fosse ela, eles não teriam sobrevivido. É uma gata linda e, o mais engraçado, é que além da cadela que morreu, temos outras mas a gata foi quem adotou os filhotinhos – contou Sebastiana Ribeiro, 76 anos, agricultora e tutora dos animais.

De acordo com a veterinária Leticia Poletto Dall Agnol, da clínica Animalys, em Frederico Westphalen, esse comportamento é bem comum no mundo animal. “Temos outros exemplos de mães adotivas como vacas que amamentam porcos, cachorros que amamentam gatos, isso não é difícil de acontecer porque, ao contrário do ser humano, que seleciona o bicho, sempre que tiver seu instinto materno aguçado vai corresponder. No caso, as fêmeas podem não estar amamentando e, até serem castradas, elas vão ter leite e poder amamentar os filhotes”, explicou a profissional ao salientar que os animais não têm nenhum prejuízo em serem adotados por mães de outras espécies, principalmente, se conseguiram mamar o colostro, que é o primeiro leite da mãe, como o caso dos cachorrinhos de Palmitinho.

Hoje, os filhotes já estão com, aproximadamente, quase meses e a mãe gata já não os amamenta mais. “Ela subia na cadeira pra fugir deles. Mas, sempre com muito amor, como se fossem dela mesmo”, concluiu Sebastiana.

Como não tinha condições de ficar com os filhotes, agora que já estão grandes e criados, os quatro cãezinhos foram adotados por novas famílias.

Após cachorra morrer atropelada, gata adota e amamenta cães órfãos em Palmitinho Após cachorra morrer atropelada, gata adota e amamenta cães órfãos em Palmitinho Reviewed by In Foco RS on sexta-feira, junho 22, 2018 Rating: 5